Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantiago, Matheus Carneiro Guedes-
dc.date.accessioned2018-08-07T11:05:30Z-
dc.date.available2018-07-12-
dc.date.available2018-08-07T11:05:30Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11155-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-07T11:05:30Z No. of bitstreams: 1 MCGS12072018.pdf: 636876 bytes, checksum: 1a2f1d2ab17d9b0299d7044d8807fa9f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-07T11:05:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MCGS12072018.pdf: 636876 bytes, checksum: 1a2f1d2ab17d9b0299d7044d8807fa9f (MD5) Previous issue date: 2018-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleEvasão escolar de jovens e adultos de origem popularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Calaça, Suelídia Maria-
dc.description.resumoO presente TCC tem o objetivo de identificar os motivos de evasão escolar dos discentes da Educação de Jovens e Adultos. Para isto, refletimos sobre a esta modalidade de ensino e seus sujeitos, sobre a evasão escolar através dos índices apresentados no Brasil e na Paraíba, apresentamos a fala dos sujeitos desta pesquisa e discutimos propostas para diminuir a evasão escolar dos sujeitos de origem popular. A fundamentação teórica apoia-se e nos trabalhos de Carbonaro e Workman (2013), Freire (1991/2006), Gadotti (2011), Haddad e Del Pierro (2011), Filho e Araújo (2017), Laffin (2012), Paiva (1973), Pinto (1993), Silva (2015), entre outros. Os sujeitos da pesquisa foram 10 (dez) jovens e adultos do Projeto Curso Pré-universitário PET/Conexões. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Ficou evidente que a causa maior da evasão é a própria escola. Desta forma, chegamos à conclusão de que estes indivíduos muitas vezes se culpam, mas a escola possui responsabilidade pela evasão contribuindo mais para a exclusão social e econômica dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCGS12072018.pdf621,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.