Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDamião, Leonice Olimpio Correia-
dc.date.accessioned2018-08-07T13:38:25Z-
dc.date.available2018-07-11-
dc.date.available2018-08-07T13:38:25Z-
dc.date.issued2018-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11158-
dc.description.abstractThis work presents the teaching profile of the Education of Young and Adults - EJA of the municipality of João Pessoa, Brazil, the conception about the modality in which they work and their knowledge about the Theory of Proletarianization. Encouraged by the visible loss of the social meaning of the teaching work, we try to benefit as many teachers as the students of the modality with the investigation, because if the Theory of Proletarianization of teaching work occurs, it can think of means of denouncing, minimizing, opening itself to the debate about the problem, and it would be better if it were observed through the view of teachers a knowledge and reflection in professional practice from the theory. Using for data collection, a semi-structured questionnaire, classified the research as quantitative and qualitative. Most of the teachers surveyed are over 35 years of age, are married with a family income of between 3 and 4 monthly minimum salaries, are students from schools and public universities / colleges having the minimum training to practice their profession. Such teachers have a conception based on common sense about the modality in which they work, as they are also unaware of the Theory of Proletarianization.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-07T13:38:25Z No. of bitstreams: 1 LOCD11072018.pdf: 1434525 bytes, checksum: aa732a00f720949c02d17fd0f278fcda (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-07T13:38:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOCD11072018.pdf: 1434525 bytes, checksum: aa732a00f720949c02d17fd0f278fcda (MD5) Previous issue date: 2018-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTeoria da proletarizaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProfissão docentept_BR
dc.titleA visão dos profissionais da educação de jovens e adultos - EJA acerca da teoria da proletarizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Calaça, Suelidia Maria-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o perfil docente da Educação de Jovens e Adultos- EJA do município de João Pessoa- PB, a concepção sobre a modalidade na qual trabalham e o conhecimento dos mesmos acerca da Teoria da Proletarização. Impulsionado pela perda visível do sentido social do trabalho docente procuramos beneficiar tantos aos professores quantos aos alunos da modalidade com a investigação, pois havendo a ocorrência da Teoria da Proletarização do trabalho docente pode pensar meios de denunciar, minimizar, abrir-se para o debate sobre a problemática, e melhor seria caso fosse observado através da visão dos professores um conhecimento e reflexão na prática profissional a partir da teoria. Utilizando para coleta de dados, um questionário semiestruturado, classificada a pesquisa como quantitativa e qualitativa. Em sua maioria, os docentes pesquisados têm idade superior a 35 anos, são casados, com renda familiar entre 3 e 4 salários mínimos mensais, são estudantes oriundos de escolas e universidades/faculdades públicas tendo a formação mínima para exercer sua profissão. Tais docentes tem uma concepção a partir do senso comum sobre a modalidade na qual trabalham, como também desconhecem a Teoria da Proletarização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOCD11072018.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.