Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11162| Tipo: | TCC |
| Título: | Implicações da gestão democrática na qualidade da educação |
| Autor(es): | Souza, Ellen Susany Santos de Medeiros, Karla Danielly Martins de |
| Primeiro Orientador: | Fonsêca, Fábio do Nascimento |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso é o resultado de uma pesquisa intitulada “As implicações da gestão democrática na qualidade da educação”, tendo como propósito analisar de que forma a gestão democrática e a participação dos diferentes segmentos contribui para a melhoria da qualidade da educação escolar. A pesquisa, de cunho qualitativa, foi desenvolvida mediante aplicação de questionário, composto por questões abertas, com 8 professores de um Escola, localizada no município de Cabedelo. Em nossa discussão, buscamos compreender as implicações de uma gestão escolar democrática, com participação dos diferentes segmentos na qualidade do ensino oferecido, estabelecendo relação entre participação, democratização e qualidade da educação escolar, entendendo como necessária esta articulação. A partir das análises empreendidas, compreendemos os fatores fundamentais que precisam estar presentes para que se concretize uma gestão participativa e democrática e analisamos o olhar dos professores, em particular da escola pesquisada, que não podem oferecer sozinhos uma educação de qualidade, visto que a gestão não atua para o desenvolvimento pleno da instituição e dos alunos matriculados. Estas questões nos permitem inferir que esta problemática é de grande relevância e se concretiza quando observada como um dos obstáculos encontrados nas escolas brasileiras, que é a necessidade de educação de qualidade aliada a gestão escolar centrada no diretor. |
| Abstract: | This conclusion course work is a result of a research named as "The implications of a democratic management in the Education quality". The objective of it was analyzing how the democratic management and the participation of different segments inside the school could contribute for a improvement in the Education quality. The research, using qualitative marks, was developed with questionaries’ applications, with open questions, with 8 teachers of public schools located in Cabedelo's city. In our discussion, we tried to understand the implications of a democratic management, with the participation of different segments in the quality of the offered Education, trying to establish relations between the participation, democratization and quality education. Beginning with the analyses, we understood some fundamental factors that need to be present so they can accomplish a participative and democratic management and we investigate the teacher's version of the school. The research’s result will allow us to understand that this problems are relevant and the accomplish is a challenge in the majority of the Brazilian schools, in a perspective of a Education with quality. |
| Palavras-chave: | Gestão democrática Gestão escolar Ensino - aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11162 |
| Data do documento: | 6-Dez-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ESSS14062018.pdf | 807,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
