Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11179
Tipo: | TCC |
Título: | Vozes da inclusão: relatos de docentes em um contexto inclusivo |
Autor(es): | Oliveira, Jéssica Maria Rathge de Silva, Renata Pereira da |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Alásia Santos Ramos do |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar marcadores teóricos e práticos que revelem a identidade do profissional docente no que se refere à formação pautada no contexto da inclusão com alunos com deficiência em uma escola privada de João Pessoa. Teve como objetivos específicos: realizar um breve levantamento no PPC do curso de Pedagogia com a finalidade de ver se o curso oferece componentes curriculares que configurem uma formação consistente no que se refere à constituição de uma identidade profissional do educador que inclui, avaliando seu impacto na constituição da identidade do educador que atua na inclusão; outro objetivo específico foi avaliar o cotidiano dos educadores de uma escola privada de João Pessoa, buscando resgatar seu discurso sobre inclusão escolar, assim como suas estratégias pedagógicas em relação às inovações e às adequações pedagógicas utilizadas. Utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, com o uso de entrevistas semiestruturadas. Obtivemos como resultados que o engajamento na área de inclusão escolar, no sentido de constituir uma cultura inclusiva envolve questões como afeto, vivências do cotidiano da inclusão, necessidade de planejamento e flexibilização conforme o contexto. Além disso, o professor deve ter a postura de mediador na construção de conhecimentos, deve se preocupar com quem aprende, como aprende, com o porquê de estar trabalhando determinado conhecimento e, sobretudo, com a reflexão constante sobre o que está sendo discutido, dando abertura para a manifestação dos posicionamentos e ideias, contrárias ou não à sua. A produção social da identidade docente é o caminho para que a Educação Inclusiva aconteça. Pois, a identidade é a referência, é o ponto original relativamente ao qual se define a diferença e se erige genuinamente um clima de inclusão educativa, pautado no constante e necessário conflito entre a identidade e a diversidade. |
Abstract: | The objective of this study was to investigate the theoretical and practical markers that reveal the identity of the teaching professional regarding the training based on the inclusion of students with disabilities in a private school in João Pessoa. Its specific objectives were: to carry out a brief survey in the PPC of the Pedagogy course in order to see if the course offers curricular components that constitute a consistent formation in what concerns the constitution of a professional identity of the educator that includes, evaluating its impact on the Constitution of the identity of the educator who acts in the inclusion; Another specific objective was to evaluate the daily life of the educators of a private school in João Pessoa, seeking to rescue their discourse about school inclusion, as well as their pedagogical strategies regarding the innovations and pedagogical adaptations used. We used the methodology of qualitative research, with the use of semi-structured interviews. We have as results that the engagement in the area of school inclusion, in the sense of constituting an inclusive culture, involves issues such as affection, everyday experiences of inclusion, need for planning and flexibility according to the context. In addition, the teacher should have the mediator position in the construction of knowledge, should be concerned with who learns, how he learns, why he is working with certain knowledge and, above all, with constant reflection on what is being discussed, giving Openness to the manifestation of positions and ideas, contrary or not to yours. The social production of teacher identity is the way for Inclusive Education to happen. For identity is the reference, it is the original point on which difference is defined, and a climate of educational inclusion is founded, based on the constant and necessary conflict between identity and diversity. |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Identidade docente Diversidade cultural |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11179 |
Data do documento: | 11-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMRO08082018.pdf | 865,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.