Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ruane Alice Cabral Leal dos-
dc.date.accessioned2018-08-08T12:37:45Z-
dc.date.available2018-07-12-
dc.date.available2018-08-08T12:37:45Z-
dc.date.issued2018-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11182-
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) is a teaching modality that presents different specificities. The subjects that make up the EJA bring different brands of life with them, they are sensitive individuals who have differentiated knowledge of the world. However, it is known that these students seek the school to change their lives from learning, because they are individuals who, for various reasons, gave up studying or did not have access to the school in the appropriate age group. This research aims at knowing and reflecting on the reasons that contribute to the EJA subjects going to school, identifying what the students expect from the school, ascertaining the level of satisfaction of the EJA students by the school and reflecting how the school can influence in the school. access and permanence of the student in the EJA, having as field of research the Municipal School Minister José Américo de Almeida, in which the subjects of the research were the students of Cycle I and II, totaling fifteen students, being ten students of Cycle I and five of the Cycle II, of which five were male and ten female. The methodology of qualitative and also bibliographic approach and the technique used was the participant observation and as instrument, the questionnaire. The theoretical reference used in this research were: Brazil (2006), Freire (1996), Laffin (2011), Gil (2008) and Minayo (2008). With the analysis of the data, it was noticed that the figure of the teacher of the EJA is one of the main reasons that contribute to the permanence of these students in the school space.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-08T12:37:45Z No. of bitstreams: 1 RACLS12072018.pdf: 668091 bytes, checksum: 0a21ca996c31f86eff9eb1452ceeb1e0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-08T12:37:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RACLS12072018.pdf: 668091 bytes, checksum: 0a21ca996c31f86eff9eb1452ceeb1e0 (MD5) Previous issue date: 2018-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleOs sujeitos da educação de jovens e adultos e a sua permanência na escola: um estudo na Escola Municipal Ministro José Américo de Almeidapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que apresenta diversas especificidades. Os sujeitos que compõe a EJA trazem consigo diversas marcas de vida, são indivíduos sensíveis que possuem saberes diferenciados de mundo. No entanto, sabe-se que esses alunos buscam a escola para mudar de vida a partir do aprendizado, pois são indivíduos que, por diversos motivos desistiram de estudar ou não tiveram acesso à escola na faixa etária dita adequada. Essa pesquisa tem por objetivos conhecer e refletir sobre os motivos que contribuem para os sujeitos da EJA irem a escola, identificar o que os educandos esperam da escola, averiguar o nível de satisfação dos alunos da EJA pela escola e refletir como a escola pode influenciar no acesso e permanência do aluno na EJA, tendo como campo de pesquisa a Escola Municipal Ministro José Américo de Almeida, em que os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Ciclo I e II, totalizando quinze alunos, sendo dez do Ciclo I e cinco do Ciclo II, dos quais cinco eram do sexo masculino e dez do sexo feminino. A metodologia de abordagem qualitativa e também bibliográfica e a técnica utilizada foi a observação participante e como instrumento, o questionário. Os referenciais teórico e metodológico utilizados nessa pesquisa foram: Brasil (2006), Freire (1996), Laffin (2011), Gil (2008) e Minayo (2008). Com a análise dos dados, foi percebido que a figura do professor da EJA é um dos principais motivos que contribuem para a permanência desses alunos no espaço escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RACLS12072018.pdf652,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.