Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mayara Fortunato da-
dc.date.accessioned2018-08-08T13:39:50Z-
dc.date.available2018-07-12-
dc.date.available2018-08-08T13:39:50Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11184-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to investigate how play activities contribute to the development of learning, analyzing the main difficulties teachers face in this subject, the feelings and emotions of the students when they are stimulated to learn by this practice and realize the importance of working the playful, dynamic and creative activities for the motivation and interest of the students, thus developing the reasoning and constructing the knowledge in a relaxed and pleasant way. Considering the importance of this research so that teachers realize how playful is fundamental to the teaching-learning process of the child. The interviewees were the teachers of the class of 2 (two), 3 (three) and 4 (four) years of a daycare center located in the municipality of Cabedelo-PB. As methodology of the research was used the qualitative method, making use of semistructured interview and observation. With what I could observe in the classes observed in the period of one week, I could prove that the play is part of the students' daily routine. The play activity develops in the child several skills such as attention, memorization, imagination, in short, all the basic aspects of the learning process. Since child education is the basis of the social and educational formation of every citizen, play is an effective pedagogical resource that involves the student in the activities, allowing the child to develop cognitively. Realize the importance of working with playful, dynamic and creative activities for students' motivation and interest, thus developing reasoning and constructing knowledge in a relaxed and enjoyable way. Valuing work with games and toys, teachers will have an indispensable tool for daily work in the learning of their students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-08T13:39:50Z No. of bitstreams: 1 MFS12072018.pdf: 564841 bytes, checksum: fcfa2b6f8600562dbb54a8c4ad4904b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-08T13:39:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MFS12072018.pdf: 564841 bytes, checksum: fcfa2b6f8600562dbb54a8c4ad4904b6 (MD5) Previous issue date: 2018-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectProcesso de apredizagempt_BR
dc.titleO lúdico como forma de desenvolvimento no processo de aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Giuliana Cavalcanti-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como principal objetivo investigar como as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem, analisando as principais dificuldades dos professores quanto a este assunto, o sentimento e emoções dos alunos quando são estimulados a aprender por tal prática e perceber a importância de trabalhar as atividades lúdicas, dinâmicas e criativas para a motivação e interesse dos alunos, desenvolvendo assim, o raciocínio e construindo o conhecimento de forma descontraída e prazerosa. Tendo em vista a importância dessa pesquisa para que os professores percebam o quanto o lúdico é fundamental para o processo de ensino- aprendizagem da criança. As interlocutoras da pesquisa foram as professoras da turma de 2 (dois), 3 (três) e 4 (quatro) anos de uma creche localizada no município de Cabedelo- PB. Como metodologia da pesquisa foi utilizado o método qualitativo, fazendo uso de entrevista semiestruturada e observação. Com o que pude observar nas turmas observadas no período de uma semana, pude comprovar que o lúdico faz parte do dia a dia dos alunos. A atividade lúdica desenvolve na criança várias habilidades como a atenção, memorização, imaginação, enfim todos os aspectos básicos para o processo de aprendizagem. Sendo a educação infantil a base da formação sócio educacional de todo cidadão, o lúdico constitui-se como uma estratégia pedagógica eficaz, que envolve a criança nas atividades, permitindo-lhe desenvolver-se cognitivamente. Perceber a importância de trabalhar com atividades lúdicas, dinâmicas e criativas para a motivação e interesse dos alunos, desenvolvendo assim, o raciocínio e construindo o conhecimento de forma descontraída e prazerosa. Valorizando o trabalho com jogos e brinquedos, os professores terão uma ferramenta indispensável para o trabalho cotidiano na aprendizagem de seus alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFS12072018.pdf551,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.