Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Lidiane Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-08-08T15:03:03Z-
dc.date.available2018-07-11-
dc.date.available2018-08-08T15:03:03Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11188-
dc.description.abstractThe present work aims to reflect on the gender relations in the initial years of Elementary School I in the school context and to know the perspectives that the teachers of a primary and elementary school I of the municipality of João Pessoa / PB have on the discussions with their students. This is a qualitative research of exploratory nature, developed through the application of a questionnaire with five primary school teachers I of the school studied. The objectives of the research are: to know what the teachers think and how they stand in front of the manifestations of the gender issues in the classroom; map some of their knowledge on the subject and consider themselves prepared to approach it in their educational practices. The results point to the lack of training of teachers to work on gender issues. Although they point out that there are no differences between boys and girls, they believe that addressing these issues is a challenge. Thus, I believe that discussing gender in school is to make the other aware of the diversity that constitutes us, it is a discussion that must be recognized by the teachers as necessary and important in the students' formative process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-08T15:03:03Z No. of bitstreams: 1 LRC11072018.pdf: 621845 bytes, checksum: d0b07a6cb23279c9cdb52b5d19ecb9dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-08T15:03:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LRC11072018.pdf: 621845 bytes, checksum: d0b07a6cb23279c9cdb52b5d19ecb9dd (MD5) Previous issue date: 2018-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.titleGênero nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva das professoras de uma escola municipal de João Pessoa∕PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Félix da-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as relações de gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental I no contexto escolar e conhecer quais as perspectivas que as professoras de uma escola de educação infantil e fundamental I do município de João Pessoa/PB têm sobre as discussões de gênero com seus alunos/as. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, desenvolvida por meio da aplicação de um questionário com cinco professoras do Ensino Fundamental I da escola estudada. Os objetivos da pesquisa são: conhecer o que as professoras pensam e como se posicionam frente às manifestações das questões de gênero em sala de aula; mapear alguns de seus conhecimentos sobre a temática e se consideram preparadas para abordá-la em suas práticas educativas. Os resultados apontam para a falta de formação das professoras para trabalhar as questões de gênero. Apesar de sinalizarem que não existem diferenças entre meninos e meninas, elas acreditam que a abordagem dessas questões é um desafio. Assim, acredito que discutir gênero na escola é conscientizar o outro da diversidade que nos constitui, é uma discussão que deve ser reconhecida pelos/as professores/as como necessária e importante no processo formativo dos/as estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRC11072018.pdf607,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.