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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Aylin Meira de-
dc.date.accessioned2018-08-08T15:28:33Z-
dc.date.available2018-07-11-
dc.date.available2018-08-08T15:28:33Z-
dc.date.issued2018-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11190-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-08T15:28:33Z No. of bitstreams: 1 AMF11072018.pdf: 830895 bytes, checksum: ed074aa2f8d615ffeaef8aa2034d6729 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-08T15:28:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMF11072018.pdf: 830895 bytes, checksum: ed074aa2f8d615ffeaef8aa2034d6729 (MD5) Previous issue date: 2018-06-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDiversidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.titleA importância do ensino da diversidade étnico-racial na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de uma pesquisa realizada com professoras da Educação Infantil acerca da Diversidade étnico-racial, e teve como objetivo geral analisar as concepções de professoras da Educação Infantil em relação ao trabalho com o tema da diversidade étnico-racial neste nível de ensino. No Brasil, mesmo sendo um país multicultural, ainda existe muitos conflitos com relação a cor da pele, os negros vivem em condição de inferioridade e de submissão, enquanto os brancos são vistos como superiores e por isso se sentem no direito de discriminar e de excluírem por conta de aspectos físicos e culturais. Atitudes de discriminação e preconceito, apesar de muitos acharem que não, já são vistas na relação das crianças umas com as outras, por isso, o ensino da cultura afro-brasileira na educação infantil é tão importante, para que desde pequena a criança aprenda a aceitar a diferença do outro e valorizar cada indivíduo pelo que é. As instituições precisam trazer essa temática para dentro da sala de aula, e o corpo docente deve estudar e se especializar diante do tema, para conseguir promover práticas promotoras de igualdade racial. A pesquisa foi de natureza qualitativa e o instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário. Com os resultados da pesquisa, ficou perceptível que ainda existe uma grande lacuna no ensino das relações étnico-raciais nas salas de aula, e por isso que é preciso pensar em um currículo escolar que tenha essa temática inserida para combater o preconceito desde a educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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