Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11190Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Farias, Aylin Meira de | - |
| dc.date.accessioned | 2018-08-08T15:28:33Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-11 | - |
| dc.date.available | 2018-08-08T15:28:33Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11190 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-08T15:28:33Z No. of bitstreams: 1 AMF11072018.pdf: 830895 bytes, checksum: ed074aa2f8d615ffeaef8aa2034d6729 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-08T15:28:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMF11072018.pdf: 830895 bytes, checksum: ed074aa2f8d615ffeaef8aa2034d6729 (MD5) Previous issue date: 2018-06-19 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Diversidade étnico-racial | pt_BR |
| dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
| dc.title | A importância do ensino da diversidade étnico-racial na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Amorim, Ana Luisa Nogueira de | - |
| dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de uma pesquisa realizada com professoras da Educação Infantil acerca da Diversidade étnico-racial, e teve como objetivo geral analisar as concepções de professoras da Educação Infantil em relação ao trabalho com o tema da diversidade étnico-racial neste nível de ensino. No Brasil, mesmo sendo um país multicultural, ainda existe muitos conflitos com relação a cor da pele, os negros vivem em condição de inferioridade e de submissão, enquanto os brancos são vistos como superiores e por isso se sentem no direito de discriminar e de excluírem por conta de aspectos físicos e culturais. Atitudes de discriminação e preconceito, apesar de muitos acharem que não, já são vistas na relação das crianças umas com as outras, por isso, o ensino da cultura afro-brasileira na educação infantil é tão importante, para que desde pequena a criança aprenda a aceitar a diferença do outro e valorizar cada indivíduo pelo que é. As instituições precisam trazer essa temática para dentro da sala de aula, e o corpo docente deve estudar e se especializar diante do tema, para conseguir promover práticas promotoras de igualdade racial. A pesquisa foi de natureza qualitativa e o instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário. Com os resultados da pesquisa, ficou perceptível que ainda existe uma grande lacuna no ensino das relações étnico-raciais nas salas de aula, e por isso que é preciso pensar em um currículo escolar que tenha essa temática inserida para combater o preconceito desde a educação infantil. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AMF11072018.pdf | 811,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
