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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11203
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Andreia Sousa de-
dc.date.accessioned2018-08-09T13:01:00Z-
dc.date.available2018-07-09-
dc.date.available2018-08-09T13:01:00Z-
dc.date.issued2018-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11203-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the evaluation in early childhood education by taking as a point of observation and study the oral language of the children. Brings reflections on the specificity of the child as a subject of historical, social, and cultural rights, from studies brought by authors such as Jussara Hoffmann (2012), Wallon (1942), Vygostky (1936), Buckingham (2007), Sarmento (2003; 2004), between others; also builds upon legal documents governing the brazilian children's education. Based on these premises, the study aims to analyze children's oral language and its influence on the assessments made by the teachers and the institution they are part of. For this, an exploratory and descriptive research of a qualitative approach is carried out; in which subjects intertwine children, teachers and the institution. The work was performed in a public institution of early childhood education of the city of João Pessoa from a previously elaborated framework in which guides the on-site observation and qualifies the search. At the same time, showed the evaluative descriptive used at the institution in order to relate to the results and analyses of the observed data. Thus, it was verified that the oral language of children is a factor that influences the evaluative results by generating aspects that overcome the barriers of communication and expression. It distinguishes the culture, development, belonging, world vision, among other perceptions of the child. However, although oral language is a source of subsidy for a more conclusive and qualified evaluation, it is noticed that this is not effectively noticed by teachers and institution in view of the observations made in this study, since other aspects and factors are placed in question, interfering in the appropriate way of evaluating and in the purpose given to Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-09T13:01:00Z No. of bitstreams: 1 ASA09072018.pdf: 835773 bytes, checksum: 6a23361b133aab3398d646a9dcefe948 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-09T13:01:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ASA09072018.pdf: 835773 bytes, checksum: 6a23361b133aab3398d646a9dcefe948 (MD5) Previous issue date: 2018-06-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLinguagem oralpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA avaliação da linguagem oral das crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.description.resumoEste trabalho tem a finalidade de discutir a Avaliação na Educação Infantil tomando como ponto de observação e estudo a linguagem oral das crianças. Traz reflexões sobre a especificidade da criança, como sujeito histórico, social, cultural e de direitos, a partir de estudos trazidos por autores como Jussara Hoffmann (2012), Wallon (1942), Vygostky (1936), Buckingham (2007), Sarmento (2003; 2004), entre outros; também se baseia nos documentos legais que regem a Educação Infantil brasileira. A partir destas premissas, o estudo tem como objetivo analisar a linguagem oral das crianças e a influência desta nas avaliações feitas pelos professores e a instituição que fazem parte. Para isto, é feito uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, no qual os sujeitos entrelaçam as crianças, os professores e a instituição. O trabalho foi realizado em uma instituição pública de Educação Infantil da cidade de João Pessoa a partir de um quadro previamente elaborado no qual orienta a observação in loco e qualifica a pesquisa. Ao mesmo tempo, se aferiu os descritivos avaliativos utilizados na instituição com o intuito de relacionar com os resultados e análises dos dados observados. Assim, pôde-se verificar que a linguagem oral das crianças é um fator que influencia nos resultados avaliativos por gerar aspectos que ultrapassam as barreiras da comunicação e da expressão. Ela distingue a cultura, o desenvolvimento, o pertencimento, a visão de mundo, entre outras percepções da criança. Entretanto, apesar da linguagem oral ser fonte de subsídio para uma avaliação mais contundente e qualificada, percebe-se que isto não é notado de forma efetiva por docentes e instituição diante as observações aferidas neste estudo, uma vez que outros aspectos e fatores são colocados em questão, interferindo na adequada forma de avaliar e na finalidade proferida à Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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