Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Giselle Gomes de-
dc.date.accessioned2018-08-09T13:12:04Z-
dc.date.available2018-07-09-
dc.date.available2018-08-09T13:12:04Z-
dc.date.issued2017-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11204-
dc.description.abstractThe purpose of this work, “Early Childhood Education: The playful as an enabling tool of Learning in Instituto de Educação Doce Mãe de Deus” is to discuss the importance of playing, where the playful is used as a way to involve children in pedagogical activities and how this tool influences the teaching-learning process. Firstly, it contemplates an introduction that presents and justifies our theme, also giving a brief historical background of Early Childhood Education where we point to the fundamental laws that govern it. We also speak with authority through authors of games and playing in the playful facility for meaningful child learning. Data collection was done at the Instituto de Educação Doce Mãe de Deus in João Pessoa - PB, through the observation and application of a questionnaire with two female teachers. Through the observation of experiences it was possible to notice some benefits of playing and games in children's development, implying directly in the teaching- learning process. Stimulating the construction of knowledge through playing and games, creating opportunities for the achievement of new discoveries is an important role of the teacher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-09T13:12:04Z No. of bitstreams: 1 GGA09072018.pdf: 886263 bytes, checksum: 8fc89956c8ab34a3ab399749514a64fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-09T13:12:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GGA09072018.pdf: 886263 bytes, checksum: 8fc89956c8ab34a3ab399749514a64fd (MD5) Previous issue date: 2017-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleEducação infantil: o lúdico do brincar como ferramenta facilitadora na aprendizagem no Instituto de Educação Doce Mãe de Deuspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Chaves, Maria Tereza-
dc.description.resumoO referido trabalho Educação Infantil: o lúdico do brincar como ferramenta facilitadora na aprendizagem no Instituto de Educação Doce Mãe de Deus tem como objetivo geral discutir a importância do brincar, onde o lúdico é usado como uma maneira para envolver as crianças nas atividades pedagógicas e como essa ferramenta influencia no seu ensino-aprendizagem. Contempla a princípio uma introdução a qual se apresenta e justifica a nossa temática, decorrendo também um breve histórico da Educação Infantil onde aportamos das leis fundamentais que a rege. Falamos ainda com propriedades através de autores sobre jogos e brincadeiras na facilidade lúdica para uma aprendizagem infantil significativa. A coleta de dados foi realizada no Instituto de Educação Doce Mãe de Deus em João Pessoa – PB, através da observação e aplicação de questionário junto a duas professoras. Observando as vivências foi possível perceber alguns benefícios dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, implicando diretamente no processo ensino-aprendizagem. Estimular a construção do conhecimento através dos jogos e brincadeiras, criando oportunidades para a conquista de novas descobertas é um papel importante do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GGA09072018.pdf865,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.