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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11207
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Flávia Melina Azevedo Vaz dos-
dc.date.accessioned2018-08-09T13:45:10Z-
dc.date.available2018-06-29-
dc.date.available2018-08-09T13:45:10Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11207-
dc.description.abstractThis term paper is a result of research developed within the Institutional Program of Volunteers of Scientific Initiation 2017/18, at the Federal University of Paraíba, aiming to map non-school spaces for the pedagogue's action in the municipality of João Pessoa - PB, with emphasis on Social Assistance and Socio-education, besides to perceiving which educational and social actions carried out by these professionals are aimed at the users of the services, programs and projects linked to public agencies and non-governmental organization. The theoretical elements are based on the conceptions of the meaning of Pedagogy as Science of Education as provided by Franco (2008), Pinto (2006), Saviani (2007), and of the Social Pedagogy as a reference for the world of work in the researched institutions, as discussed Casteleiro (2008), Perez Serrano (2003; 2014) and Severo (2012; 2015; 2017). Regarding the specificities of the Social Assistance and Socio-education services, we present some documents that guide the professionals for the implementation of public policy of social assistance, such as LOAS, PNAS, SINASE (BRAZIL, 1993; 2004; 2012). The methodological path that configures this research is followed by the qualitative and content analysis, being carried out in three phases: approximation of theoretical elements, mapping of the spaces of actuation and, finally, application of the questionnaires and semi-structured interviews. It was obtained 22 questionnaires answered, among which nine are of pedagogues who were available to participate in the interviews. Thus, was identified that the modes of pedagogical performance are directed towards possible improvements of economic and social condition, having as main reference of organization the legal documents of the public policies with little incidence of more structured theoretical-methodological references, since the formation of the pedagogues is indicated as insufficient for the work developed by these professionals in the scope of non-school spaces, especially those of Assistance and Socioeducation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-09T13:45:10Z No. of bitstreams: 1 FMAVS29062018.pdf: 1390179 bytes, checksum: 0c7abfc67ca8fa386d07501b84b7e7ae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-09T13:45:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FMAVS29062018.pdf: 1390179 bytes, checksum: 0c7abfc67ca8fa386d07501b84b7e7ae (MD5) Previous issue date: 2018-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPedagogo(a)pt_BR
dc.subjectEspaços não escolarespt_BR
dc.subjectPedagogia socialpt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.titlePedagogas(os) em espaços não escolares: a construção de práticas profissionais na assistência social e socioeducaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Severo, José Leonardo Rolim de Lima-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Voluntários da Iniciação Científica 2017/18, na Universidade Federal da Paraíba, tendo como objetivo mapear espaços não escolares para a atuação do (a) pedagogo(a) no município de João Pessoa - PB, com ênfase no âmbito da Assistência Social e Socioeducação, além de perceber quais ações educativo-sociais são realizadas por estes(as) profissionais voltadas aos usuários dos serviços, programas e projetos vinculados aos organismos públicos e organização não governamental. Os elementos teóricos se configuram através das concepções do sentido da Pedagogia como Ciência da Educação conforme aportadas por Franco (2008), Pinto (2006), Saviani (2007), e da Pedagogia Social como referência para o mundo do trabalho nas instituições pesquisadas, conforme discutem Casteleiro (2008), Perez Serrano (2003; 2014) e Severo (2012; 2015; 2017). Quanto às especificidades dos serviços da Assistência Social e Socioeducação, apresentamos alguns documentos que orientam os profissionais para a efetivação da política pública de assistência social, como a LOAS, PNAS, SINASE (BRASIL, 1993; 2004; 2012). O percurso metodológico que configura esta pesquisa se conduz pela análise qualitativa e de conteúdo, sendo realizado em três fases: aproximação dos elementos teóricos, mapeamento dos espaços de atuação e, por fim, aplicação dos questionários e realização das entrevistas semi- estruturadas. Obteve-se 22 questionários respondidos, dentre os quais nove são de pedagogas(os) que se disponibilizaram em participar das entrevistas. Desta forma, identificou- se que os modos de atuação pedagógica se direcionam para possíveis melhorias de condição econômica e social, tendo como principal referência de organização os documentos legais das políticas públicas com pouca incidência de referências teórico-metodológicas mais estruturadas, já que a formação das(os) pedagogas(os) é apontada como insuficiente para o trabalho desenvolvido por esses(as) profissionais no âmbito dos espaços não escolares, sobretudo os da Assistência e Socioeducação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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