Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Maria do Rosário Lucena de-
dc.date.accessioned2018-08-09T14:39:47Z-
dc.date.available2018-07-04-
dc.date.available2018-08-09T14:39:47Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11210-
dc.description.abstractThe present work discusses the context of Traffic Education in pedagogical practices in Youth and Adult Education. While this modality of Basic Education meets a profile of diverse and heterogeneous students in cycle II, it is pertinent to deepen discussions on the issue of Traffic Education. Thus, we intend in this work to investigate: which pedagogical practices developed in the classes of EJA from the theme of Education for traffic? With the general objective of analyzing the pedagogical practices developed in the EJA from the theme of Education for traffic. The present research proves to be fundamental in that it evidences the educational practices, especially when it refers to Traffic Education as a fundamental theme for the construction of a social conscientization. In this sense, it is observed the need for practical and theoretical educational deployments for traffic, considering that human behavior is identified as a determinant of traffic accidents. From the methodological point of view, the research is anchored in the use of qualitative, analytical, descriptive methods, conducting of regencies, participant observation and review of the specialized literature. Thus, observations were developed in the classroom, dialogues with the classroom educator in the locus selected for this study - A State School in the Municipality of João Pessoa / PB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-09T14:39:47Z No. of bitstreams: 1 MRLA0407208.pdf: 2291402 bytes, checksum: 41fc7a4cec53ef57f49ce70f8621929c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-09T14:39:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRLA0407208.pdf: 2291402 bytes, checksum: 41fc7a4cec53ef57f49ce70f8621929c (MD5) Previous issue date: 2018-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação - trânsitopt_BR
dc.titleEducação para o trânsito e consciência social: práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos em uma escola estadual de João Pessoa / PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Nathália Fernandes do Egito-
dc.description.resumoO presente trabalho discute o contexto da Educação no Trânsito nas práticas pedagógicas em Educação de Jovens e Adultos. Enquanto essa modalidade da Educação Básica atende a um perfil de educandos diversificados e heterogêneos no ciclo II, é pertinente aprofundar discussões relativas à temática sobre a Educação no Trânsito. Dessa forma, intencionamos neste trabalho investigar: quais as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas da EJA a partir da temática da Educação para o trânsito? E tendo como objetivo geral, analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas na EJA a partir da temática da Educação para o trânsito. A presente pesquisa revela-se fundamental na medida em que evidencia as práticas educacionais, principalmente quando se refere à Educação para o Trânsito como um tema fundamental para a construção de uma conscientização social. Nesse sentido, observa-se a necessidade das implantações de ações práticas e teóricas educativas para o trânsito, considerando-se que o comportamento humano é apontado como fator determinante dos acidentes de trânsito. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa encontra-se ancorada na utilização dos métodos qualitativo, analítico, descritivo, realização de regências, observação participante e revisão da literatura especializada. Assim, desenvolveram-se observações em sala de aula, diálogos com a educadora da sala de aula no lócus selecionado para este estudo – Uma Escola Estadual no município de João Pessoa/ PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRLA0407208.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.