Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11211| Tipo: | TCC |
| Título: | Reflexões sobre a área de aprofundamento da educação de jovens e adultos no Curso de Pedagogia do campus I da UFPB |
| Autor(es): | Correia, Adriano de Almeida |
| Primeiro Orientador: | Calaça, Suelídia Maria |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral refletir os modos de atuação do profissional da Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos do Brasil e na UFPB. Para isto apresento sucintamente a história da EJA no Brasil a fim de entender sua constituição enquanto modalidade de ensino; em seguida identifico o estado da arte da produção acadêmica do Curso de Pedagogia na área de aprofundamento em EJA para verificar a apresentação dos temas e sua relevância para este campo de conhecimento. A fundamentação teórica advém da pesquisa sobre o curso de pedagogia sobre área de Aprofundamento Educação de Jovens e Adultos. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e qualitativa, em que se pretende desenvolver com o auxílio de livros, textos e arquivos, um relato dos temas da E.J.A como o contexto desta modalidade em nossa cidade. Nas considerações finais são apresentadas reflexões que ajudam a pensar sobre a profissão do pedagogo e que apesar das dificuldades, o trabalho deste profissional na EJA é de suma importância, considerando que esta área é carente de profissionais específicos e que valorizem este grupo de pessoas que precisam de um apoio diferenciado. |
| Abstract: | The general objective of this work is to reflect the methods of professional pedagogy in the education of young people and adults in Brazil and in UFPB. For this I present briefly the history of EJA in Brazil in order to understand its constitution as a modality of teaching; Next I identify the state of the art of academic production of the course of pedagogy in the area of deepening in EJA to verify the presentation of the themes and its relevance to this field of knowledge. The theoretical reasoning stems from the research on the pedagogy course on the area of deepening education of young and adult. As a methodology the bibliographical and qualitative research was used, in which it is intended to develop with the help of books, texts and archives, an account of the themes of E.J. A as the context of this modality in our city. In the final considerations are presented reflections that help to think about the profession of the educator and that despite the difficulties, the work of this professional in EJA is of paramount importance, considering that this area is lacking of specific professionals and that Value This group of people who need differentiated support. |
| Palavras-chave: | Pedagogia Educação de jovens e adultos Produção acadêmica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11211 |
| Data do documento: | 11-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AAC03072018.pdf | 912,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
