Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Lúcia Santos de Morais-
dc.date.accessioned2018-08-09T15:26:46Z-
dc.date.available2018-07-28-
dc.date.available2018-08-09T15:26:46Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11214-
dc.description.abstractIn this qualitative study, we propose to analyse the methodologies used by teachers at the Dom Helder Camara and Antonio Pereira de Almeida schools in João Pessoa, and whether they make use of technologies in the classroom. In order to carry out our analysis, we held interviews with two teachers and observed the classroom practices of the same teachers. Our objective in discussing this theme is to call attention to the contribution, which the inclusion of technology can bring to the educational context. Its insertion by the teacher in a pedagogical way can lead to significant learning by the Youth and Adult Education student, developing activities, which make use of technologies present in the daily life of students. The educator who works with young people and adults needs access to continued training concerning educational technology, in order to be able to respond to the demands of this context. By means of this study, w e intend to express the reality of the way in which teachers emphasise the use of technologies in the methodologies adopted by them and the importance of a didactical reflexion on the teacher ́s educational practice. The study reveals, in an exploratory manner, the importance, which teachers give to technology in the classroom, how they use it in their educational praxis and which methodologies they use with youth and adult students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-09T15:26:46Z No. of bitstreams: 1 LSMG28072018.pdf: 808054 bytes, checksum: 09aeafb6e57998982b7c6f454477f73f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-09T15:26:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSMG28072018.pdf: 808054 bytes, checksum: 09aeafb6e57998982b7c6f454477f73f (MD5) Previous issue date: 2018-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologia - sala de aulapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA inserção da tecnologia na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ireland, Timothy Denis-
dc.description.resumoNeste estudo qualitativo, proponho analisar as metodologias utilizadas pelos professores das escolas Dom Helder Câmara e Antônio Pereira de Almeida, em João Pessoa, e se fazem uso de tecnologias em sala de aula. Para realizar a análise, realizou-se entrevistas com dois professores e observei as práticas de sala de aula dos mesmos professores. O objetivo ao discutir esse tema é chamar a atenção para a contribuição que a inclusão da tecnologia pode trazer ao contexto educacional. Sua inserção pelo professor de forma pedagógica pode levar a significativa aprendizagem por parte do aluno da Educação de Jovens e Adultos, desenvolvendo atividades que se valem das tecnologias presentes no cotidiano dos alunos. O educador que trabalha com jovens e adultos precisa ter acesso à formação continuada em tecnologia educacional, para poder responder às demandas desse contexto. Por meio deste estudo, pretendo expressar a realidade do modo como os professores enfatizam o uso de tecnologias nas metodologias adotadas por eles e a importância de uma reflexão didática sobre a prática educativa do professor. O estudo revela, de forma exploratória, a importância que os professores dão para a tecnologia em sala de aula, como a utilizam em sua práxis educacional e quais metodologias utilizam com jovens e estudantes adultos .pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSMG28072018.pdf789,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.