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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Nieli de Souza-
dc.date.accessioned2018-08-09T15:46:30Z-
dc.date.available2018-06-28-
dc.date.available2018-08-09T15:46:30Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11216-
dc.description.abstractThe following work has as its goal to analyse the knowledge acquired by the professionals from child education, during their pedagogy course in UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Starting from the conception of Pedagogy as a teacher formation that shares the historical trajectory of the organization of education and university education, it addresses the emergence of the Pedagogy course itself in Brazil and the UFPB, which in the midst of its restructuring is, aiming to a correlation with child education history. These individuals’ specificities define the function of Child Education, as in educate and care, providing children with full development, suggesting they will need pedagogical skills that respect children’s specificities and promote their insertion in culture’s practises. These factors corroborate with the development regarding the conceptual discussions of the knowledge that evolves a child education professional, specifically, those graduated in pedagogy, which raised the question for our research: What specific knowledge does the pedagogy course offer as a contribution to the child education professional? Our research aimed to analyse the specific knowledge developed by pedagogues during the course of their education, which makes possible for them to work as child education professionals. The research was developed according to the qualitative approach principles, and it also includes explorative field research, through questionnaire, with clear objective questions, both open and multiple choice questions. The research field was UFPB’s Center of Education, Campus I, and counted with active Pedagogy students as research subjects, whose course was expected to be finished till the 2017.2 and 2018.1 periods, and were also working as child education teachers. The data analysis revealed that Pedagogy course contributed to the increase of the knowledge regarding the pedagogical approaches, planning, curriculum and evaluation in which theoretical knowledge demands some time for theoretical reflection about the practise.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-09T15:46:30Z No. of bitstreams: 1 NSM28062018.pdf: 1012484 bytes, checksum: 7fd0d26aff6e5a6308adf73335c046fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-09T15:46:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NSM28062018.pdf: 1012484 bytes, checksum: 7fd0d26aff6e5a6308adf73335c046fa (MD5) Previous issue date: 2018-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de pedagogopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleSaberes do Curso de Pedagogia para a formação do profissional da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoO presente trabalho trata dos saberes dos profissionais da educação infantil construídos durante a sua formação no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Partindo-se da concepção da Pedagogia como formação docente que compartilha da trajetória histórica da organização da educação e da formação universitária, aborda o surgimento do próprio curso de Pedagogia no Brasil e na UFPB, que em meio a sua reestruturação se correlaciona com a trajetória da história da infância e da educação infantil. As especificidades das crianças definem a função da Educação Infantil, como de educar-cuidando visando propiciar o desenvolvimento integral, implicando em práticas pedagógicas que respeitem as especificidades infantis e promovam a inserção das crianças nas práticas da cultura. Estes fatores corroboram com o desdobramento a respeito das discussões conceituais dos saberes que evolve a formação do profissional da educação infantil, em específico, os profissionais formados em Pedagogia, o que suscitou a questão de nossa pesquisa: Quais saberes o curso de Pedagogia traz como contribuição para a formação do profissional da Educação Infantil? A pesquisa teve como objetivo geral analisar os saberes desenvolvidos pelos pedagogos durante sua formação que possibilitam sua atuação profissional na Educação Infantil. A pesquisa desenvolveu-se segundo os princípios da abordagem qualitativa adotando também a pesquisa de campo exploratória, com utilização de questionário com perguntas claras e objetivas, de múltipla escolha e abertas. O campo da pesquisa foi o Centro de Educação da UFPB, Campus I, tendo como sujeitos da pesquisa estudantes com matrícula ativa no curso de Pedagogia, com previsão de conclusão do curso para os períodos 2017.2 e 2018.1, que atuassem profissionalmente na educação infantil. A análise dos dados revelou que o curso de Pedagogia favoreceu a construção de saberes acerca das propostas pedagógicas, planejamento, currículo e avaliação, enfatizando que os saberes construídos exigem um período de reflexão teórica em relação a prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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