Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Laiane Pereira de-
dc.date.accessioned2018-08-13T10:30:12Z-
dc.date.available2018-07-12-
dc.date.available2018-08-13T10:30:12Z-
dc.date.issued2018-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11226-
dc.description.abstractThe Teacher Training is a fundamental step for the life of the teacher who collaborates in a direct way for the construction of the intellectual, personal, professional and social development of the people who form the Education of Youths and Adults. Thus, the research on Teacher Training in the EJA was aimed at reflecting on teacher education and its importance in the teaching and learning process in the EJA classrooms. In this way, the research was developed at the State School of Primary Education in Braz Baracuhy, in the district of Castelo Branco II, at Rua: Escritor Gilberto Amado, s / no, in the city of João Pessoa- PB. The methodology used was qualitative, bibliographical and the instrument applied was a questionnaire structured with open questions, accompanied by observations and the records with the logbook. I did the research with the manager, and the teachers of Cycles I and II of the night shift, besides the respective students to each class. In the group of Cycle I were 04 students, already in the group of Cycle II 08 students. In this sense, the analysis provided by the data collection helped to understand the need for specific training for EJA, what needs to be improved in relation to teaching and learning and how much this training can offer these people in order to improve their quality of life, starting from the reflexive and critical knowledge played by professionals who have solid foundations on what it is to work with young people, adults and the elderly.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-13T10:30:12Z No. of bitstreams: 1 LPA12072018.pdf: 1396912 bytes, checksum: 7020e4431282840c532bf3b87bf48c42 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-13T10:30:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LPA12072018.pdf: 1396912 bytes, checksum: 7020e4431282840c532bf3b87bf48c42 (MD5) Previous issue date: 2018-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleFormação docente e saberes necessários na educação de jovens e adultos: um estudo na Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Braz Baracuhypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.description.resumoA Formação Docente é uma etapa primordial para a vida do professor que colabora de maneira direta para a construção do desenvolvimento intelectual, pessoal, profissional e social das pessoas que formam a Educação de Jovens e Adultos. Sendo assim, a pesquisa sobre Formação Docente na EJA teve como principal finalidade refletir sobre a formação docente e sua importância no processo de ensino e aprendizagem nas salas de aula da EJA. Desta maneira, a pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Braz Baracuhy, no bairro do Castelo Branco II, na Rua: Escritor Gilberto Amado, s/no, na cidade de João Pessoa- PB. A metodologia utilizada foi qualitativa, bibliográfica e o instrumento aplicado foi um questionário estruturado com perguntas abertas, acompanhado de observações e dos registros junto ao diário de bordo. Realizei a pesquisa com a gestora, e as professoras do Ciclo I e II do turno da noite, além dos alunos respectivos a cada classe. Na turma do Ciclo I foram 04 alunos, já na turma do Ciclo II 08 alunos. Neste sentido, a análise proporcionada pela coleta de dados ajudou a perceber a necessidade da formação específica para EJA, o que precisa ser melhorado em relação ao ensino e aprendizagem e o quanto esta formação pode oferecer a essas pessoas no sentido de melhorar sua qualidade de vida, partindo do conhecimento reflexivo e crítico desempenhado por profissionais que tenham bases sólidas sobre o que é trabalhar com jovens, adultos e idosos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPA12072018.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.