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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11246
Tipo: Dissertação
Título: Teologia inclusiva nas redes sociais: Evangelização inclusiva segundo a Igreja Comunidade Metropolitana em João Pessoa.
Autor(es): Lorenzo, Daniel de Andrade
Primeiro Orientador: Magalhães, Henrique Paiva de
Resumo: A dissertação apresenta estudo sobre a intenção à propagação, em rede social, de peças publicitárias institucionais de inspiração à interpretação dogmática cristã inclusiva. O estudo foi produzido através da observação participativa numa comunidade evangélica em desenvolvimento em João Pessoa, e que busca se diferenciar enaltecendo a importância do casamento religioso entre pessoas do mesmo sexo. Dialogando através de métodos indutivo e hipotético-dedutivo foram, primeiramente, produzidas hipóteses especulativas, que, expostas a narrativa cotidiana de reflexões sobre teorias da comunicação e mídias digitais, elucidaram limites e limitações do evangelismo inclusivo em conteúdo religioso compartilhado em rede social virtual. De forma a compreender o cotidiano em comunidade, desenvolveu-se a pesquisa para avaliar hipóteses sobre a visibilidade institucional do movimento em rede social em contraste com a crescente dispersão de público. Observamos o desenvolvimento de bolhas ideológicas onde à propagação da mensagem inclusiva, em busca de novos adeptos ao cristianismo inclusivo na rede social Facebook, tem seus efeitos atenuados desde os algoritmos de proximidade a contradições interpretativas motivadas pela simplificação dicotômica de argumentos. Em contrapartida, percebe-se o compartilhamento de conteúdo de inspiração cristã como expressão individual de testificar a experiência religiosa em comunidade, e, simultaneamente, propagar a representatividade segundo princípios do que Watts (2013) sugere como efeitos Halo e Mateus. Neste contexto, a pesquisa científica em comunicação social é apresentada como leitura metodológica de recortes de processos fluídos, inexatos, e fundamentais a compreensão do estudo através de diálogos entre teorias da Escola de Palo Alto e percepções sobre o cibercotidiano em fórum virtual da ICM João Pessoa na rede social Facebook.
Abstract: The dissertation presents a study on the intention to spread in social networking, institutional advertisements of inspiration to inclusive Christian dogmatic interpretation. The study was produced by participant observation in an evangelical community in developing João Pessoa, and seeks to differentiate highlighting the importance of religious same-sex marriage. Dialogue through inductive and deductive methods hypothetical was first produced a speculative hypothesis, which, exposed to everyday narrative reflections on theories of communication and digital media, elucidated limits and limitations of inclusive evangelism religious content shared on social networking site. In order to understand the community in everyday life, the research was carried out to evaluate hypotheses about the institutional visibility of the movement on the social network in contrast to the increasing public dispersion. We observe the development of ideological bubbles where the spread of inclusive message, searching for new fans to inclusive Christianity in social network Facebook, has mitigated the effects from the proximity of the interpretive algorithms contradictions motivated by simplifying dichotomous arguments. By contrast, one sees the sharing of Christian inspiration contents as an individual expression to testify religious experience in the community and simultaneously spread the representation according to principles than Watts (2013) suggests as Halo and Matthew effects. In this context, scientific research in social communication is presented as a methodological reading clippings fluid processes, inaccurate, and fundamental understanding of the study through dialogues between theories of the Palo Alto School and perceptions of cibercotidiano virtual forum ICM Joao Pessoa on the Facebook social network.
Palavras-chave: Alteridade
Facebook
Comunicação institucional
Igrejas inclusiva
Facebook
Otherness
Institutional communication
Inclusive churches
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11246
Data do documento: 22-Fev-2016
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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