Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11272
Tipo: TCC
Título: Logística aquaviária: modal de cabotagem: desafios e ganhos para o transporte no Brasil
Autor(es): Gonçalves, Ian Vinicius de Freitas
Primeiro Orientador: Lima, Cesar Emanoel Barbosa de
Resumo: A logística é uma área da administração que desde a antiguidade sempre teve papel importantíssimo para todas as organizações, na década de 2010 é ainda mais imprescindível uma gestão eficaz desse setor, onde a distribuição física das mercadorias pode ser considerada a atividade mais importante do sistema logístico, devido a sua grande representatividade no custo logístico total. A pesquisa tem como escopo de estudo o modal de distribuição aquaviário, mais especificamente a navegação por cabotagem. Seu objetivo geral foi o de descrever os desafios e ganhos da logística brasileira com uma melhor inserção da cabotagem em sua malha de transporte. O tema em questão tem grande relevância por se tratar de um assunto que está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico do Brasil, como também com a sua competitividade comercial, sabendo que a logística nos dias atuais é diferencial competitivo para qualquer organização que busca o desenvolvimento. O presente estudo buscou diagnosticar a situação da utilização da navegação por cabotagem no Brasil, e tem como objetivos específicos trazer evidências que mostrem a importância do melhor aproveitamento dessa malha de transporte e os potenciais ganhos para a logística brasileira, além dos desafios encontrados para impulsionar o crescimento desse setor, identificando as principais limitações estruturais e políticas que o nosso país apresenta. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, onde foram utilizados dados secundários de acervo literário disponível ao público, obtidos através de livros, artigos, teses, dissertações, jornais eletrônicos e internet. Ao final, fica evidenciado a subutilização da cabotagem na malha de transportes do Brasil; no entanto, são constatadas evidências que refletem grandes benefícios econômicos e sociais para o país, a partir de uma melhor e possível utilização do modal, que ainda enfrenta várias limitações políticas, como também investimentos estruturais insuficientes, que consequentemente vem impedido a devida evolução do setor.
Abstract: Logistics is considered an important discipline for business administration since ancient times, nowadays remains an effective management in this sector remains indispensable, where the physical distribution of goods can be considered as the most important activity in the logistics sector due the representative contribution in the total logistic cost. The scope of this study is regarding waterways transportation modal specifically cabotage and inland river shipping. The main objective is to describe the challenges and improvements of Brazilian logistic at cabotage and inland river shipping in the transport network. The subject matter in question takes relevance due it is directly linked to Brazil economic development, as well as commercial competitiveness, knowing that Logistics in nowadays is a competitive differential for any organization seeking the development This study is focused to diagnose the current situation of the use of Brazilian cabotage services, and have as the specific objective show the evidences of its importance to better exploitation of this transport network and potential gain for Brazilian logistic, behind the challenges to promote the development of the sector, identifying the structural limitations and policies issues in our country. For this purpose, a qualitative research with descriptive approach, using collection secondary data available to the public as a books, articles, thesis, dissertations, electronic news and internet. As conclusion, is highlighted the underutilization of cabotage in the Brazilian transport network, however, evidences reflect economic and social benefits to the country based on better modal utilization, which even today faces several politics limitations as well as insufficient structural investments for the evolution of the sector.
Palavras-chave: Logística brasileira
Logística de cabotagem
Transportes aquaviários
Modal aquaviário
Modais de transporte
Logística empresarial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11272
Data do documento: 10-Nov-2017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVFG21082018.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons