Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11341
Tipo: Dissertação
Título: A prática pedagógica da professora de piano Glenda Romero: Um estudo de caso
Autor(es): Leandro, Lindberg Luiz da Silva
Primeiro Orientador: Rafael , Maurílio José Albino
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo observar a prática pedagógica da professora de piano Glenda Romero com dois alunos, na cidade de João Pessoa/PB, com enfoque em suas decisões, refletidas em suas ações e no modo como ela conduziu as aulas. Também interessou observar aspectos ligados ao processo de ensino e aprendizagem, como a escolha dos recursos didáticos utilizados, a prática musical através do piano, motivação (docente e discente) e centralização do ensino. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, este estudo de caso foi realizado através da coleta dos dados, da observação participante de quatro aulas de cada aluno, de registros em caderno de campo, gravação de áudio e vídeo e entrevista semiestruturada com todos os participantes. A análise dos dados trouxe reflexões sobre a prática de ensino particular de piano da professora Glenda Romero, considerando suas ações em todo o processo de ensino e aprendizagem. Percebemos que a professora utiliza os materiais didáticos de maneira reflexiva, é flexível com seus alunos no que tange à releitura da partitura durante a aula, o ensino está centrado na sua conduta docente e, dentre outras conclusões, o objetivo principal das aulas repousa no incentivo à leitura da partitura e na prática musical ao piano.
Abstract: This research aimed to observe the pedagogical practice of the piano teacher Glenda Romero with two students in João Pessoa/PB, focusing on her decisions, reflected in her actions and in the way as she conduct the classes. Also interested to note aspects related to teaching and learning, as the choice of teaching resources used, the musical practice through the piano, motivation and centralization of education. Being a qualitative research, this case study was conducted by collecting data, participant observation, notebook diary, recording audio/video and semi-structured interviews with all participants. Data analysis brought reflections on the practice of private piano teaching by Glenda Romero, considering its actions throughout the process of teaching and learning. We realize that she used teaching materials in a reflective way, she was flexible with the student regarding the re-reading the score during class, teaching was centered in their teaching behavior and, among other conclusions, the main purpose of the lessons included encouraging the reading of sheet music and musical practice at the piano.
Palavras-chave: Pedagogia do piano
Educação musical
Professor de piano
Piano pedagogy
Musical education
Piano Teacher
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11341
Data do documento: 26-Jun-2015
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.