Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Kalina Elizabeth Morais-
dc.date.accessioned2018-08-23T19:41:21Z-
dc.date.available2017-06-06-
dc.date.available2018-08-23T19:41:21Z-
dc.date.issued2017-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11415-
dc.description.abstractThe following work analyzes the government acquisition process of electronic auctions (instituted by law #10.520/2002) as an instrument for guaranteeing the constitutional principle of efficiency in choosing the best proposals for administrative contracts. Our research employs literature review utilizing the deductive method. Its main goal is to analyze multiple angles of the problem - not just the efficiency of the bidding process (which includes expediency and lower cost evaluation), but also its effectiveness (acquiring quality goods and services with in an effective manner, according to available technical criteria). Our specific goal was to conduct a literature review on the subject, further complemented by analysis of the Court of Auditors' case laws. This analysis demonstrates that the acquisition of goods and services by the public administration should not be guided just by the lower cost criteria, which leads to delivering low quality services to the population. This model may even stop the public machine on its tracks due to the low quality of available materials necessary to its services - materials acquired in supposed advantageous acquisition processes. Supported by our analysis, we present alternatives to assist the acquisition process in reaching its constitutional goals. These alternatives have already been used in Court of Auditors' case laws and thus have been approved by Brazil's jurisprudence; they include instituting the requirement of technical proofs and the specification of minimal standards of quality during the creation of the acquisition process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Lacerda (gabi.limeira1@gmail.com) on 2018-08-23T19:41:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KEMC06062017.pdf: 1025557 bytes, checksum: 9296139f8a8ba217ae7e458a43f4013e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T19:41:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KEMC06062017.pdf: 1025557 bytes, checksum: 9296139f8a8ba217ae7e458a43f4013e (MD5) Previous issue date: 2017-05-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito Constitucional e Administrativopt_BR
dc.subjectPrincípio Constitucional da Eficiênciapt_BR
dc.subjectEficiência e Eficáciapt_BR
dc.subjectInteresse públicopt_BR
dc.subjectPregão Eletrônicopt_BR
dc.subjectConstitutional and Administrative Lawpt_BR
dc.subjectConstitutional Principle of Efficiencypt_BR
dc.subjectEfficiency and Effectivenesspt_BR
dc.subjectPublic Interestpt_BR
dc.subjectElectronic Auctionpt_BR
dc.titleGarantia do princípio constitucional da eficiência no procedimento licitatório do pregão eletrônicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar Filho, Valfredo de Andrade-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o procedimento licitatório do pregão eletrônico, instituído pela Lei nº 10.520/2002, enquanto instrumento de garantia do princípio constitucional da eficiência no momento da escolha das melhores propostas para a celebração dos contratos administrativos. A modalidade adotada na pesquisa foi a revisão bibliográfica e o método utilizado foi o dedutivo. O objetivo principal do trabalho foi analisar o problema não só na perspectiva da eficiência stricto sensu do procedimento licitatório, ou seja, na garantia da celeridade e da escolha da proposta de menor custo para a administração, mas também da eficácia, que se refere ao efetivo cumprimento do interesse público através da aquisição de bens e serviços de qualidade e com desempenho aceitável, de acordo com os critérios técnicos disponíveis. Os objetivos específicos foram a realização de uma revisão bibliográfica sobre a matéria, complementada pela análise da jurisprudência do Tribunal de Contas da União, para demonstrar que a aquisição de bens e serviços pela administração pública não pode se orientar unicamente pelo critério do menor preço, pois se corre o risco de ser entregue à população serviços de péssima qualidade. Por outro lado, essa atitude pode até mesmo inviabilizar a atuação da máquina pública em razão da precariedade dos materiais disponíveis para a execução do serviço, adquiridos em procedimentos licitatórios supostamente vantajosos. Nesse contexto, apresenta alternativas admitidas e consagradas pela jurisprudência das Cortes de Contas e pela Doutrina Pátria, como a exigência de provas técnicas ou a especificação de qualidade mínima já na elaboração do instrumento convocatório do certame, como alternativas para que o procedimento licitatório possa atingir os seus fins constitucionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KEMC06062017.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons