Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11518
Tipo: Dissertação
Título: Afluentes e confluências: O desaguar dos sentidos na arte/educação inclusiva
Autor(es): Bacurau, Caroline Moreira
Primeiro Orientador: Amaral, Maria das Vitórias Negreiros do
Resumo: A presente pesquisa aborda a Educação Formal em Artes Visuais, numa perspectiva de Educação Inclusiva, partindo de propostas que enfatizam a multissensorialidade nas Artes Visuais. O recorte do campo de pesquisa se deu em Petrolina/PE, cidade às margens do Rio São Francisco, onde realizei uma pesquisa-ação em escola da rede privada. Foram contempladas na pesquisa as turmas do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, e as intervenções em campo aconteceram em parceria com a professora responsável pela disciplina de Arte da instituição. Trabalhos de três artistas brasileiros contemporâneos foram as referências principais das ações na sala de aula: Hélio Oiticica, Lygia Clark e Ernesto Neto, no tocante à concepção de Inclusão Escolar apoiei-me em Carvalho (2004) e Pacheco (2007), sobre orientações metodológicas no ensino de Artes Visuais recorri à Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Durante o ano de 2015 a pesquisa esteve voltada ao levantamento de informações acerca de como é realizada a educação inclusiva na região e quais concepções apresentam os profissionais do ensino. Durante 2016, foram realizadas as intervenções em campo e análises dos resultados obtidos. A educação inclusiva se mostrou uma possibilidade real, onde a efetividade das ações estão vinculadas ao fortalecimento de redes de apoio: a comunidade criada por cada turma, as relações entre família e escola, as adaptações realizadas pela escola para reduzir as barreiras à aprendizagem e o reconhecimento da individualidade de cada estudante. No Ensino de Artes Visuais o enfoque deve estar voltado a práticas que abordem leituras e criações individuais como também ações e trabalhos em coletivos, sendo necessário que as práticas apresentem sentido para os estudantes e partam de experiências significativas.
Abstract: The following research covers Formal Education in Visual Arts with a focus on Inclusive Education stemming from propositions that emphasize multi-sensory in the Visual Arts. This specific field of research was performed in Petrolina, in the state of Pernambuco, a city on the margins of the São Francisco River, where I performed a research-action at Vivência Centro Educacional, a private school. The research was performed with eight classes between the 6th and 9th year of Middle School, two classes in each school year. The field activities were performed with the assistance of the resident Arts teacher. Works by Hélio Oiticica, Lygia Clark and Ernest Neto- three contemporary brazilian artists, were used as the main references in the classroom activities; regarding the concept of School Inclusiveness, I based myself on Carvalho (2004) and Pacheco (2007); regarding methodological guidance in the teaching of Visual Arts, I resorted to Ana Mae Barbosa’s “Abordagem Triangular.” Over the year of 2015, the researched focused on gathering information on the methods used for inclusive education in the region and the educators’ conceptions of them; in 2016 the field activities were performed and the obtained results were analyzed. Inclusive education proved itself to be a realistic possibility, wherein the effectiveness of actions is connected to the strengthening of support networks: the community created by each class, the relations between family and school, the realizations of adaptations by schools to lower the learning barriers, and the recognition of each student’s individuality. In the teaching of Visual Arts, the focus must be the practice on involving reading and individual creation as well as collective work, though it is necessary that these practices exhibit a purpose for the students and promote meaningful experiences.
Palavras-chave: Ensino de Artes Visuais
Educação Inclusiva
Abordagem Triangular
Multissensorialidade
Teaching of Visual Arts
Inclusive Education
Triangular Approach
Multisensoriality
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11518
Data do documento: 23-Fev-2017
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.