Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11521
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Teorizando intuições /ENTRE/ realidades: uma investigação imaginal da realidade mediada pela pintura com luz
metadata.dc.creator: Ferreira, Felipe José Mendonça
metadata.dc.contributor.advisor1: Schulze, Guilherme Barbosa
metadata.dc.description.resumo: O presente texto busca possíveis potencialidades filosóficas presentes na criação artística através da técnica de pintura com luz ou light painting (LP), procurando debater a constituição do agente imerso em signos que manipula e cria códigos, a saber, o artista. Para tal, utilizamos algumas indicações da semiótica peirceana na constituição do eu (self); dos estudos sobre o sagrado de Rudolf Otto, trazendo o conceito de numen e das proposições sobre o imaginário e imaginal de Gilbert Durand e Jean-Jacques Wunenburger, na tentativa de reconhecer a realidade onde a instituição de códigos é revelada. Em nosso caminho, que mescla reflexões gerais com depoimentos pessoais, procuramos relacionar a ampliação dos limites do cognoscível através do desenvolvimento de tecnologias ópticas e sua fronteira com a experiência mística, onde o núcleo de incerteza é base na fundação do ser. Ao final, apresentamos duas proposições visuais que foram desenvolvidas durante a realização da pesquisa.
Abstract: The present paper seeks possible philosophical principles present in the artistic creation technique of painting with Light or Light painting (LP) discussing the constitution of the agent immersed in signs, which manipulates and creates codes, namely “the artist”. To do that I made use of some indications of Peircean’s semiotics in the construction of the primal self, of studies on the sacred by Rudolf Otto, introducing the concept of numen, and of the assumptions around imaginary and imaginal from Gilbert Durand and JeanJacques Wunenburger in an attempt to distinguish the reality where the creation of codes is revealed. Along the way, in a mix between general considerations and personal statements, I attempt to relate the extension of the limits of what is known through the development of optical technologies and its boundaries with mystical experience, where uncertainty is core in the foundation of the self. To close, I present you two visual proposals, which were developed in the course of this research.
Keywords: Pintura com luz
Fotografia
Semiótica
Processo de criação
Light painting
Photography
Semiotics
Creation process
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Artes Visuais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11521
Issue Date: 30-May-2017
Appears in Collections:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total2,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.