Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Maria Laudiceia Almeida-
dc.date.accessioned2018-08-28T17:43:59Z-
dc.date.available2018-08-28-
dc.date.available2018-08-28T17:43:59Z-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11525-
dc.description.abstractMotivado por actuar como maestro y director del Centro Estatal de Arte y Educación Básica Este - CENATED, esta investigación estudia el proceso histórico de la institución en un marco de tiempo de 1999 a 2010. La atención se centra en la aplicación administrativa, metodológico y pedagógico. La forma en que se planean y se ofrecen "cursos libres" en las artes visuales, centrándose en los cursos de dibujo y pintura, prestando atención a las acciones educativas y metodológicas de sus profesores es la principal preocupación. Se utilizó una "metodología mixta", documental, bibliográfico aspecto y la memoria y el enfoque cualitativo para la construcción de una narrativa histórica desde la perspectiva de un flâneur. Como resultado, la encuesta encontró la relevancia institucional de CENATED, en el caso del primer Centro de Arte, con características de "cursos libres" y el enlace de las instituciones públicas. Cumplido sus propósitos y posibles contribuciones a la enseñanza de las artes visuales y el arte de la radiodifusión, producidos especialmente por los estudiantes de la escuela pública en la ciudad de João Pessoa-PB y otros municipios cercanos. Identificaron acciones consistentes de un modelo de enseñanza más tradicional, refrendados los conceptos teóricos de la enseñanza del arte en el tiempo, basado en la técnica y en la impresión, con posibles indicios de intentos de vivir una educación más contemporánea.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-08-28T17:43:59Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 15700490 bytes, checksum: 937d149a980ee8de967fb456a050bde7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-28T17:43:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 15700490 bytes, checksum: 937d149a980ee8de967fb456a050bde7 (MD5) Previous issue date: 2016-07-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCENATEDpt_BR
dc.subjectEnsino das artes visuaispt_BR
dc.subjectCursos livrespt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectFlâneurpt_BR
dc.subjectCENATEDpt_BR
dc.subjectEnseñanza de las artes visualespt_BR
dc.subjectCursos librespt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectFlâneurpt_BR
dc.titleO Cenated e os "cursos livres" de artes visuais no período de 1999-2010pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Erinaldo Alves do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2103390465181094pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8756273434023503pt_BR
dc.description.resumoMotivada pela atuação como professora e gestora do Centro Estadual de Arte do Ensino Fundamental e Médio - CENATED, esta pesquisa investiga o processo histórico desta instituição, num recorte temporal de 1999 a 2010. O foco é a sua implantação administrativa, metodológica e pedagógica. Como foram planejados e ministrados os “cursos livres” em artes visuais, com foco nos cursos de desenho e de pintura, atentando para as ações educativas e metodológicas dos seus professores, é a preocupação central. Utilizou-se uma “metodologia mista”, de aspecto documental, bibliográfico e de memória e com abordagem qualitativa, para a construção de uma narrativa histórica, na perspectiva de um flâneur. Como resultado, a pesquisa detectou a relevância institucional do CENATED, em se tratando do primeiro Centro de Artes, com característica de “cursos livres” e vínculo institucional público. Conheceu suas finalidades e possíveis contribuições para o Ensino das Artes Visuais e da difusão da arte, produzida especialmente por estudantes da rede pública de ensino na cidade de João Pessoa-PB e de outros municípios próximos. Identificaram-se ações consistentes de um modelo de ensino mais tradicional, referendados nas concepções teóricas de Ensino da arte na época, baseado na técnica e na cópia, com possíveis insinuações nas tentativas de vivenciar um Ensino mais contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total15,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.