Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStanick, Raquel Cardoso-
dc.date.accessioned2018-08-28T18:05:59Z-
dc.date.available2018-08-28-
dc.date.available2018-08-28T18:05:59Z-
dc.date.issued2017-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11531-
dc.description.abstractThis research presents an analysis of the Reinado do Sol panel, written by the Paraiban visual artist Flávio Tavares, produced in 2008, commissioned by the João Pessoa City Hall (PB) to be part of the permanent collection of Cabo Branco Station - Science , Culture and Arts. The work intends an allegory on the history of the conquest and foundation of Paraíba and is suitable for analysis both for its documentary character and for being a symbol in the (and the) city of contemporary João Pessoa, making possible the production of a local art historiography, socially critical, with support in complex and transdisciplinary perspectives. Considering the History of Art as History of the City and using feminism as a theoretical-epistemological and political project, the link between the history of the past and the current historical practices was discussed, thinking the characteristics and interpretations of the "feminine" in that panel. For that, three moments were identified in the artist’s plastic and poetic vocabulary: the baroque dichotomy, Latin American modernisms and regionalisms (with emphasis on the armorial movement) that permeate not only the central "history" of the panel, but also the formation of an entire generation of artists from northeastern Brazil. In this work, we point out the need to understand the way of the various institutions’ articulation that corroborate with the representative constructions of gender, reflecting on how the meanings of power and gender can occur in the work of art and how these construct each other the image memory of a city.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-08-28T18:05:59Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 7973808 bytes, checksum: 17023ff6929e7912e6925016def77738 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-28T18:05:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 7973808 bytes, checksum: 17023ff6929e7912e6925016def77738 (MD5) Previous issue date: 2017-04-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.subjectVisual Artspt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.titleFlávio Tavares e a alegoria de uma cidade: Reflexões sobre gênero n’O Reinado do Solpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Zaccara , Madalena de Fátima Pequeno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1876676115790550pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2408019263087347pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma análise do painel O Reinado do Sol, de autoria do artista visual paraibano Flávio Tavares, produzido no ano de 2008, por encomenda da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB) para fazer parte do acervo permanente da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes. A obra pretende-se uma alegoria sobre a história da conquista e fundação da Paraíba e mostra-se apropriada para análise tanto por seu caráter documental, como por ser símbolo na (e da) cidade de João Pessoa contemporânea, possibilitando a produção de uma historiografia da arte local, socialmente crítica, com suporte em perspectivas complexas e transdisciplinares. Considerando a História da Arte como História da Cidade e utilizando-me do feminismo enquanto projeto teóricoepistemológico e político, fez-se a ligação entre a história do passado e as práticas históricas atuais, discutindo-se as características e interpretações do “feminino” no citado painel. Para tanto foram identificados três momentos no vocabulário plástico e poético do artista: a dicotomia barroca, os modernismos latino-americanos e os regionalismos (com ênfase ao movimento armorial) que permeiam não só a “história” central do painel, as também a formação de toda uma geração de artistas do nordeste do Brasil. Aponta-se, neste trabalho, a necessidade de compreender o modo de articulação das diversas instituições que corroboram com as construções representativas de gênero, refletindo sobre como podem ocorrer as significações de poder e gênero na obra de arte e como estas constroem mutuamente a memória imagética de uma cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total7,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.