Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Kelyane da Cunha Cruz-
dc.date.accessioned2018-09-04T20:48:50Z-
dc.date.available2018-07-05-
dc.date.available2018-09-04T20:48:50Z-
dc.date.issued2018-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11603-
dc.description.abstractIn recent years, Brazil has been a leading actor of important advances in the area of public policies on Food and Nutrition Security (SAN), based mainly on guaranteeing the Human Right to Adequate Food (DHAA). These include the creation of the National Food and Nutrition Security System (SISAN), the implementation of the National Food and Nutrition Security Policy (PNSAN) and the construction of the National Food and Nutrition Security Plan (PLANSAN). Such improvements reinforce the need to develop processes to promote Adequate and Healthy Food. In this scenario, SAN's public facilities, including the Food Banks (BA), represent strong allies for the promotion of SAN and for the qualification of its debate from the DHAA perspective. From this perspective, educational initiatives with an emphasis on participatory methodologies stand out as an important strategy to support actions within the SAN. The proposal of the present study was motivated by the insertion of the researcher in the scenario of a BA, allied to the gaps in the scientific production about educational actions developed in this context. This work aimed to systematize experiences related to the educational processes implemented in the context of a BA within Mesa Brasil Sesc Program of João Pessoa with emphasis on the experienced paths, potentialities and weaknesses. This is a qualitative and descriptive research, systematized in the form of an experience report based on the principles of action research, taking as means for the production of data observation and documentary consultation. After the reflections conceived from this study, it is evident the need to make efforts to overcome the challenges that permeate the development of educational practices in the field of SAN public equipments, especially with regard to the qualification of professional training in nutrition and the permanent education with the professionals of the area. In addition, the potential of the BAs in the struggle for the guarantee of the DHAA from the SAN perspective is reaffirmed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jadson Pamplona (jadsonpamplona@hotmail.com) on 2018-09-04T20:48:50Z No. of bitstreams: 1 KCCS05072018.pdf: 2878404 bytes, checksum: 45df768b2b618a02b747a12813c3d93f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-04T20:48:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KCCS05072018.pdf: 2878404 bytes, checksum: 45df768b2b618a02b747a12813c3d93f (MD5) Previous issue date: 2018-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBancos de alimentospt_BR
dc.subjectDireito humano à alimentação adequadapt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectSegurança alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.titleProcessos educativos nos bancos de alimentos: perspectivas e desafios com base em uma experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Ana Claudia Cavalcanti Peixoto de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985067596438630pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985067596438630pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, o Brasil foi protagonista de importantes avanços no tocante às políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), pautadas, sobretudo, na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Dentre elas destaca-se a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), a implementação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e a construção do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN). Tais avanços reforçam a necessidade de desenvolver processos contínuos de promoção da Alimentação Adequada e Saudável (AAS). Neste cenário, os equipamentos públicos de SAN, entre eles os Bancos de Alimentos (BA), representam fortes aliados para a promoção da SAN e para a qualificação do seu debate na perspectiva do DHAA. Nessa perspectiva, iniciativas educativas com ênfase nas metodologias participativas destacam-se como uma importante estratégia de apoio às ações no âmbito da SAN. A proposta do presente estudo foi motivada pela inserção da pesquisadora no cenário de um BA, aliada às lacunas na produção científica acerca de ações educativas desenvolvidas neste contexto. Este trabalho teve como objetivo sistematizar experiências relacionadas aos processos educativos implementados no contexto de um BA do Programa Mesa Brasil Sesc do município de João Pessoa – PB, com ênfase nos caminhos, potencialidades e fragilidades vivenciados. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter descritivo, sistematizada na forma de um relato de experiência com base nos princípios da pesquisa-ação, tomando como meios para a produção dos dados a observação participante e a consulta documental. Após as reflexões concebidas a partir deste estudo, evidencia-se a necessidade de empreender esforços para a superação dos desafios que permeiam o desenvolvimento das práticas educativas no âmbito dos equipamentos públicos de SAN, principalmente no que diz respeito à qualificação da formação profissional em nutrição e a educação permanente com os profissionais da área. Ademais, reafirma-se o potencial dos BA na luta pela garantia do DHAA na perspectiva da SAN.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNutriçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KCCS05072018.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.