Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11615
Tipo: Tese
Título: O papel da socialização materna na construção das representações sociais sobre os direitos humanos
Autor(es): Queiroz, Pablo Vicente Mendes De Oliveira
Primeiro Orientador: Camino, Cleonice Pereira dos Santos
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal a verificação da pertinência de um modelo teórico que destaca o papel de agentes de socialização como mediadores entre o conhecimento disponível no ambiente sociocultural e a transmissão ou construção das Representações Sociais (RS) sobre os Direitos Humanos (DH). Para atingir esse fim, foram adotados os referenciais teóricos concernentes às quatro gerações de DH, à Teoria das RS e às abordagens referentes à socialização parental. O modelo teórico a ser testado preconiza que o uso de verbalizações sobre os DH pelas mães está associado à percepção que os filhos têm dessas verbalizações e que essa percepção está associada ao comprometimento dos filhos com os direitos verbalizados. A variável verbalizações maternas foi constituída pela técnica indutiva; a percepção dos filhos referiu-se ao que os filhos compreendiam que suas mães lhes diziam sobre os DH; e o comprometimento com os DH referiu-se à característica atitudinal das representações que os filhos elaboram sobre os DH. Além do objetivo principal, buscou-se verificar diferenças referentes à idade e ao sexo dos filhos em relação a cada uma das variáveis abordadas no modelo. Para alcançar esses objetivos, 100 mães e 100 filhos, de 12-13 anos e de 1617 anos de idade, do sexo masculino e do sexo femininos, alunos de escolas privadas, responderam a um questionário que constava de perguntas sociodemográficas e de escalas relativas às variáveis estudadas. De modo geral, os resultados indicam que o modelo proposto é adequado; que as verbalizações das mães, a percepção dos filhos e o comprometimento dos filhos com os DH são mais elevados entre os filhos de 12-13 anos do que entre aqueles de 16-17 anos; e que escores mais elevados, nessas 3 variáveis, estão relacionados a direitos não polêmicos. Apesar disso, verifica-se uma tendência de comprometimento futuro dos filhos com direitos polêmicos um pouco maior do que a verbalização materna e a percepção dos filhos sobre essa verbalização. Acredita-se que esses resultados confirmam a importância dos agentes de socialização na construção das RS sobre os DH e que, em função das limitações de conhecimento dos filhos mais novos, há um maior investimento verbal das mães na educação desses filhos que, desse modo, têm uma maior percepção dessas verbalizações. Quanto ao maior nível de comprometimento dos filhos mais novos com os DH, acredita-se que é consequência de uma exposição mais intensa às verbalizações maternas a respeito desses direitos; da maior exposição de jovens dessa faixa etária à mídia, que divulga, muitas vezes, os princípios dos DH; e de novas leis que obrigam a abordagem de temas relativos aos DH nas escolas. Julga-se que essas leis têm beneficiado, principalmente, os filhos mais novos, uma vez que a educação dos mais velhos está voltada, sobretudo, para os exames de admissão nas universidades. Ademais, acredita-se que os filhos demonstram um maior nível de comprometimento futuro com os DH polêmicos, quando comparado às verbalizações de suas mães e à percepção dessas verbalizações sobre tais direitos, devido à divulgação de direitos polêmicos pela mídia, pelo trabalho de conscientização desenvolvido pelos movimentos sociais e pela abordagem atual de muitos desses direitos na escola.
Abstract: This study aims mainly at checking the pertinence of a theoretical model that reinforces the role of socialization agents as mediators between knowledge available in sociocultural environment and the transmission or construction of Social Representations (SR) about Human Rights (HR). In order to reach this goal theoretical references concerning the four generations of HR were applied to the SR Theory and to those approaches concerning parent socialization. The theoretical model to be checked advocates that the use of verbalizations about HR by mothers is associated to the perception children have of these verbalizations and this perception is associated to the commitment of the children with the rights verbalized. The variable verbalizations of mothers was constituted by the inductive technique; the children’s perception was related to the way they understood what their mothers told them about HR; and the commitment with HR was related to the attitudinal characteristic of the representations the children constructed about HR. Besides the main goal aforementioned, other variables such as age and sex differences of the children in relation to each one of the variables approached by the model were taken into account. In order to reach these goals, 100 mothers and 100 children from 12 to 13 years and 16 to 17 years of male sex and female sex, attending private schools, answered a questionnaire containing sociodemographic questions and scales connected with the variables under study. Altogether, the results indicate that the proposed model is adequate; the verbalization of the mothers, the perception of the children and the commitment of the children with HR is higher among those between 12-13 years than among those between 16-17 years; and the highest scores among these three variables are related to uncontroversial rights. In spite of this, we noticed a slightly higher tendency of a future commitment of the children with controversial rights than the verbalization of mothers and the children’s perception of this verbalization. We believe that this result confirm the importance of socialization agents in the construction of SR about HR and that, due to the limited knowledge of younger children, there is higher verbal investment by mothers in their education, who have, therefore, higher perception of these verbalizations. The higher the level of commitment of younger children with HR, we believe that is a consequence of more intense exposition to mothers’ verbalization about these rights; greater exposition of youngsters of this age to media that often publish the principles of HR; and also recent laws that enforce the approach of themes related to HR at schools. We understand these laws have been more beneficial to younger children as the education of older ones is veered, mainly to admission exams to the university. Furthermore, we believe that children show higher level of future commitment with controversial HR when they compare the verbalization of their mothers to the perception of these verbalizations about these rights concerning the publication of controversial rights by media, by the acquisition of awareness with the aid of social movements and by the defense of these rights at school.
Palavras-chave: Representações Sociais
Direitos Humanos
Socialização Materna
Percepção dos filhos
Comprometimento com Direitos Humanos
Social Representation
Human Rights
Maternal Socialization
Perception of children
Commitment with Human Rights
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11615
Data do documento: 21-Fev-2015
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.