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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11631
Tipo: Dissertação
Título: A relação entre oralidade e escrita e suas implicações no processo de alfabetização
Autor(es): Souza, Simone Veríssimo de
Primeiro Orientador: Pedrosa, Juliene Lopes Ribeiro
Resumo: No Brasil, o fracasso do processo de alfabetização nas escolas públicas revelase insistentemente há muitas décadas. Em períodos anteriores, ele era visto em avaliações internas à escola, concentrando-se principalmente na etapa inicial do seu desenvolvimento, ou seja, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, e sendo traduzido em altos índices de reprovação, de repetência e de evasão. Hoje, está sendo denunciado por meio das avaliações externas nacionais (como o SAEB e o ENEM), que expõem um grande número de alunos não alfabetizados ou semialfabetizados depois de ter passado quatro, seis, oito anos frequentando a escola. Diante desse contexto, podemos levantar os seguintes questionamentos: O que fazer para reverter uma realidade tão negativa que perdura há décadas? Que conhecimentos precisam ser adquiridos para proporcionar o sucesso da alfabetização? Por que escrevem e/ou lêem assim? Este projeto tem por finalidade principal contribuir para que haja uma reflexão acerca do ensino da Língua Portuguesa com crianças em processo de alfabetização e para o desenvolvimento das competências leitoras e escritoras no processo de letramento. Delimita-se, especificamente, em discutir a influência dos aspectos da fala na leitura e escrita de alunos em processo de alfabetização; compreender as dificuldades que as crianças enfrentam para entender as relações entre os sons e as letras do sistema da escrita da Língua Portuguesa; enfatizar a importância do trabalho com a oralidade em sala de aula como um fio condutor para a apropriação e o desenvolvimento do sistema de escrita; e contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes. Para tal reflexão, baseamo-nos em autores como Abaurre (1993), Lemle ([1998] 2003), Cagliari ([1999] 2005), Mollica (1998), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) e Soares (2004; 2009). Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo na qual a geração dos registros foi orientada pela metodologia da pesquisa-ação. Esses registros foram coletados por meio de gravação, de aulas, em áudio e vídeo, entrevistas e conversas informais com o professor alfabetizador. Para consecução do presente projeto, desenvolvido no Município do Cabo de Santo Agostinho-PE, num período composto por 8 meses, utilizamos sequências de atividades baseadas no modelo metodológico das sequências didáticas.
Abstract: In Brazil, the failure of the literacy process in public schools is insistently uncovered during decades. In previous years it was seen in internal school assessments, focusing primarily on the initial stage of its development, in the early years/elementary school grades and being translated into high rates of failure, repetition and dropout. Nowadays, that process is being reported by national external evaluations (like the SAEB and the ESMS), and it exposes a large number of students not literate or semiliterate even after spending four, six, eight years attending school. In this context, we can do the following questions: What to do to reverse such a negative reality that persists for decades? What knowledge must be acquired to provide the success of literacy? Why they write and/or read like that? This project has as main purpose to create a reflection about teaching Portuguese to children in the literacy process and about the development of readers and writers skills, in the literacy process. Our mainly objectives are to understand the influence of speech aspects in students reading and writing in literacy process; to point the difficulties faced by children to understand the relationship between sounds and letters of the writing system of the Portuguese language; to emphasize the importance of working with orality in the classroom as a common thread for appropriation and the development of the writing system; to contribute to the development of the communicative students competence. For such reflection, we are based on Abaurre (1993), Lemle ([1998] 2003), Cagliari ([1999] 2005), Mollica (1998), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), and Soares (2004; 2009). It is a qualitative nature research and guided by the methodology of ?action-research?. The data are being collected through recording of classes, audio and video, interviews and informal conversations with the literacy teacher. For the achievement of this project, which is developed in the city of Cabo de Santo Agostinho-PE, during a period consisting of eight months, we used a sequence of activities based on methodological model of didactic sequences.
Palavras-chave: Alfabetização e letramento
Prática pedagógica
Oralidade e escrita
Literacy
Teaching practice
Orality and writing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11631
Data do documento: 20-Out-2015
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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