Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11669| Tipo: | Tese |
| Título: | "Há algo de mim em você": Personagem e espaço em blade runner e her |
| Autor(es): | Miranda, Allana Dilene de Araújo de |
| Primeiro Orientador: | Mousinho, Luiz Antonio |
| Primeiro Coorientador: | Falcão, Thiago Pereira |
| Resumo: | Qualquer produto cultural dialoga com seu contexto de produção; em toda obra, há um quê de histórico. Isso é verdade também para a ficção científica, que tem entre suas bases problematizar o humano. Assim, este trabalho tem por objetivo fazer uma análise narratológica de dois textos fílmicos: o filme Blade Runner, de Ridley Scott (mais precisamente, a versão do diretor, lançada em 1992) e o filme Her (2013, Spike Jonze). Pensar os objetos fora do contexto da ficção científica, porém, resultaria em uma análise incompleta, de modo que, em um primeiro momento, o trabalho se dedica a um levantamento histórico do gênero e do seu contexto de produção, para só então passar às discussões acerca das categorias narratológicas: personagem e espaço. Para tanto, lançouse mão de aportes teóricos a respeito da categoria de personagem em si, por Antonio Candido et al (1968), bem como os estudos de adaptação de Linda Hutcheon (2006) e Robert Stam (1992, 2000, 2005, 2006, 2008), de forma a analisar o filme de Ridley Scott, o romance Do androids dream of electric sheep? de Philip K. Dick, texto literário que serviu como base ao filme, e a história em quadrinhos homônima, lançada pela BOOM Studios. Além disso, utilizamo-nos também da categoria da focalização, conforme discutida por Gérard Genete (s.d), percebendo como ela estrutura os textos fílmicos analisados e auxiliam no processo de construção de personagem. No tocante à segunda categoria, o espaço, apresentamos a perspectiva da experiência de Yi-Fu Tuan (1977), analisando como alguns espaços são especialmente valorizados dentro dos filmes, acrescentando seus personagens de significados. Discutimos também o conceito de cronotopo de Mikhail Bakhtin (1973), relacionando-o aos espaços urbanos e suas imbricações com os personagens, constituindo o que chamamos de cronotopo da cidade. Lançamos mão também dos conceitos de mise-en-scène de Kristin Thompson e David Bordwell (1997, 2013), atentando para a maneira como os elementos de atuação, espaço ocupado em cena, figurino, entre outros significam os espaços diegéticos. Por fim, o estudo analisa os espaços não-vistos, aqueles que têm importância narrativa mas não chegam a ser representados nos filmes, como o espaço sideral e o ciberespaço. |
| Abstract: | All cultural production belongs to a production context. There are always historical elements in any given text. That is specially true when considering science fiction, a genre that has in its backbone the capacity of problematizing the meaning of “human”. Therefore, this work’s primary is objective to analyze, using narratological lenses, two films: Blade Runner (Ridley Scott, the director's cut 1992 version) and Her (Spike Jonze, 2013). In order to achieve that goal, we considered them as part of the science fiction production. Consequently, we started to work through a historical and contextual view of the genre. Afterward we moved on to the theoretical material, precisely two narratological categories: character and space. As a basis, we used the character studies of Antonio Candido et al (1968), then the adaptation studies by Linda Hutcheon (2006) and Robert Stam (1992, 2000, 2005, 2006, 2008). Our purpose was to analyze Blade Runner as related to the previous novel, Do androids dream of electric sheep?, written by Philip K. Dick in 1968, and the namesake comics published by BOOM Studios. We also used focalization theory defined by Gerrard Genete (s.d.), to analyze how the films’ structures could be used to further the character construction. On the space category we applied the perspective of experience concept by Yi-Fu Tuan (1977), analyzing the ways it adds narrative value to some narrative spaces. We have also discussed the concept of chronotope, by Mikhail Bakhtin (1973), applying it to the urban spaces represented in the movies, resulting in what we named “the city chronotope”. We have also used the miseen-scène category, as suggested by Kristin Thompson and David Bordwell (1997, 2013), to analyze the conection between characters and their place in the fictional world. Ultimately we have analyzed spaces that remain unseen but nevertheless have important roles on the narrative conflicts (such as the deep space mentioned in Blade Runner, and the cyberspace of Her). |
| Palavras-chave: | Personagem Espaço Ficção Científica Cronotopo Adaptação Character Space Science Fiction Chronotope Adaptation |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11669 |
| Data do documento: | 19-Dez-2016 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 7,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
