Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11671| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O trágico revisitado na pós- modernidade: A construção da ação dramática em closer, de Patrick Marber |
| Autor(es): | Vasconcelos, Leonardo Monteiro de |
| Primeiro Orientador: | Azevedo, Sandra Amélia Luna Cirne de |
| Resumo: | Closer, a peça mais famosa do dramaturgo inglês Patrick Marber, foi investigada pela crítica teatral dos anos noventa, e aclamada como sendo uma obra representativa das relações humanas no mundo contemporâneo, por retratar a fugacidade dos relacionamentos amorosos. A obra mostra a relação de quatro personagens que trocam de parceiros entre si, aparentemente sem motivo e/ou razão. Closer é uma peça pós-moderna por excelência, pois, além de sua temática e linguagem, ela está ligada diretamente ao movimento teatral chamado In-Yer-Face Theatre, que surgiu na Inglaterra nos anos noventa, com a finalidade de denunciar os problemas políticos, econômicos, sociais que o país estava enfrentando naquele período. Nessa dissertação, pretendemos, portanto, estudar a construção da ação dramática de Closer. Embora, a peça seja ambientada na contemporaneidade, ela apresenta elementos que remetem à estética aristotélica, permitindo-nos observar os elementos constitutivos de uma ação trágica inseridos num contexto pós-moderno. Além de estudarmos a peça enquanto forma, analisamos sua ação à luz da teoria do trágico da pós-modernidade, proposta por Michel Maffesoli. Desse modo, pretendemos contribuir para os estudos literários com uma pesquisa que remete à tradição a pós-modernidade. |
| Abstract: | Closer, the most famous Patrick Marber’s play, was studied by theater critic in the 1990s, and it was acclaimed to be a representative work of the human relations in contemporary world by portraing the transience of love relations. The play depicts the relationship of four characters who change partners between each other , apparently without cause and / or reason. Closer is a postmodern play par excellence not only due to language and theme, but also its connection to the so-called In-Yer-Face Theatre, which started back in the mid 90s in England, whose main goal was to report political, economical and social problems in that country. In this dissertation, we intend to study the construction of the dramatic action in Closer. Although, the play is set in a contemporary period, it presents elements which refers back to the arestotelian Aesthetic. So, we’ll study the elements of a tragic action inserted in a postmodern context. Besides studying the play as a tragic format, we are going to study the play according to the theory of the tragic in postmodern societies coined by Michel Maffesoli. Due to these reasons, we intend to contribute to the literary studies with a research which disscusses tradition and postmodernity. |
| Palavras-chave: | Closer Patrik Marber Pós-modernidade Ação trágica Maffesoli Closer Patrick Marber Postmodernity Tragic action Maffesoli |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11671 |
| Data do documento: | 21-Dez-2015 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
