Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11671
Tipo: Dissertação
Título: O trágico revisitado na pós- modernidade: A construção da ação dramática em closer, de Patrick Marber
Autor(es): Vasconcelos, Leonardo Monteiro de
Primeiro Orientador: Azevedo, Sandra Amélia Luna Cirne de
Resumo: Closer, a peça mais famosa do dramaturgo inglês Patrick Marber, foi investigada pela crítica teatral dos anos noventa, e aclamada como sendo uma obra representativa das relações humanas no mundo contemporâneo, por retratar a fugacidade dos relacionamentos amorosos. A obra mostra a relação de quatro personagens que trocam de parceiros entre si, aparentemente sem motivo e/ou razão. Closer é uma peça pós-moderna por excelência, pois, além de sua temática e linguagem, ela está ligada diretamente ao movimento teatral chamado In-Yer-Face Theatre, que surgiu na Inglaterra nos anos noventa, com a finalidade de denunciar os problemas políticos, econômicos, sociais que o país estava enfrentando naquele período. Nessa dissertação, pretendemos, portanto, estudar a construção da ação dramática de Closer. Embora, a peça seja ambientada na contemporaneidade, ela apresenta elementos que remetem à estética aristotélica, permitindo-nos observar os elementos constitutivos de uma ação trágica inseridos num contexto pós-moderno. Além de estudarmos a peça enquanto forma, analisamos sua ação à luz da teoria do trágico da pós-modernidade, proposta por Michel Maffesoli. Desse modo, pretendemos contribuir para os estudos literários com uma pesquisa que remete à tradição a pós-modernidade.
Abstract: Closer, the most famous Patrick Marber’s play, was studied by theater critic in the 1990s, and it was acclaimed to be a representative work of the human relations in contemporary world by portraing the transience of love relations. The play depicts the relationship of four characters who change partners between each other , apparently without cause and / or reason. Closer is a postmodern play par excellence not only due to language and theme, but also its connection to the so-called In-Yer-Face Theatre, which started back in the mid 90s in England, whose main goal was to report political, economical and social problems in that country. In this dissertation, we intend to study the construction of the dramatic action in Closer. Although, the play is set in a contemporary period, it presents elements which refers back to the arestotelian Aesthetic. So, we’ll study the elements of a tragic action inserted in a postmodern context. Besides studying the play as a tragic format, we are going to study the play according to the theory of the tragic in postmodern societies coined by Michel Maffesoli. Due to these reasons, we intend to contribute to the literary studies with a research which disscusses tradition and postmodernity.
Palavras-chave: Closer
Patrik Marber
Pós-modernidade
Ação trágica
Maffesoli
Closer
Patrick Marber
Postmodernity
Tragic action
Maffesoli
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11671
Data do documento: 21-Dez-2015
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.