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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11709| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O direito à dos adolescentes em privação de liberdade na Paraíba: Um estudo no Centro Socioeducativo (CSE) em João Pessoa – PB (2010 A 2014) |
| Autor(es): | Silva, Vanya Araújo da |
| Primeiro Orientador: | Silva, Gustavo Tavares da |
| Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir como os adolescentes autores de ato infracional vivenciam o direito à educação enquanto cumprem medida socioeducativa de internação. Para tanto foi realizada uma pesquisa documental com base nas fichas cadastrais de 17 (dezessete) adolescentes, como também a realização de entrevistas com cada um deles que estavam cumprindo medida de internação no Centro Socioeducativo no início de julho e agosto de 2015. Tomou-se por base também a observação do espaço institucional, que se constitui o local do trabalho, além da pesquisa bibliográfica e documental. Em termos éticos, a pesquisa se embasou na nova Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, obtendo aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPB conforme Certidão em anexo. Neste estudo aborda-se brevemente a atenção às crianças e aos adolescentes no Brasil desde o período colonial até o momento de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990. Em seguida, reflete-se sobre o Estado e o direito à educação, que dependendo de sua efetivação pode transformar a vida dos adolescentes. Por fim, analisa-se como tem sido garantido o direito à educação na unidade de internação do Centro Socioeducativo. A partir deste estudo observa-se que a educação pode ter um importante papel na vida desses adolescentes, posto que, além do conhecimento que proporciona, pode favorecer a construção de um projeto de vida. Entre os desafios identificados está o fato de não se ter garantido que os adolescentes continuarão seus estudos após o cumprimento da medida. |
| Abstract: | This work aims to reflect how adolescents who misdemeanors experience the right to education as fulfill socio-educational measure hospitalization. For both desk research based on cadastral records of 17 was held (seventeen) adolescents, as well as conducting interviews with each of them were serving detention measure in the Socio-Educational Centre in July and August 2015. It became also based on the observation of institutional space, which is the location of the work, as well as bibliographic and documentary research. In ethical terms, the research underwrote the new Resolution No. 466/12 of the National Health Council, getting approval from the Ethics Committee in Research UFPB as attached certificate. In this study, we discuss briefly the attention to children and adolescents in Brazil since the colonial period until the time of the Statute of the creation of the Children and Adolescents in 1990. Then, reflects on the state and the right to education, depending on its effectiveness can transform the lives of adolescents. Finally, it looks at how it has been granted the right to education in the inpatient unit of the Socio-Educational Center. From this study it was observed that education can play an important role in the lives of adolescents, since, besides the knowledge it provides, may favor the construction of a life project. Among the challenges identified is the fact of not having ensured that the adolescents continue their studies after completion of the measure. |
| Palavras-chave: | Adolescente Ato infracional Educação Teen Misdemeanors Education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Serviço Social |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11709 |
| Data do documento: | 1-Jul-2016 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
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