Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11717| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O Serviço Social e as configurações da política nacional de capacitação (PNC/SUAS): o desafio da educação permanente |
| Autor(es): | Macedo, Elisangela Vieira |
| Primeiro Orientador: | Meneses, Maria Aparecida Ramos de |
| Resumo: | A presente dissertação “O Serviço Social e as Configurações da Política Nacional de Capacitação (PNC/SUAS): O Desafio da Educação Permanente” tem como objetivo analisar a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS e seus reflexos aos princípios ético-políticos previstos no projeto profissional do Serviço Social. Assim, a hipótese levantada foi que os aspectos ético-políticos que constituem a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS influenciam diretamente à atuação dos profissionais do Serviço Social no campo da Assistência Social. O referencial teórico correlacionou o Serviço Social, enquanto profissão que atua no Sistema Único da Assistência Social, à construção da Política de Educação Permanente do SUAS no Brasil. A pesquisa constituiu-se teórica, de cunho analítico-crítico, tendo como instrumentos de análise a pesquisa bibliográfica e documental. Este estudo apresentou os seguintes resultados: o principal aspecto da Política Nacional de Educação Permanente no SUAS consiste em valorizar o quadro de seus trabalhadores, com a finalidade de aprimorar os serviços socioassistenciais. Assim, seus eixos analíticos apontam para a perspectiva de uma formação para o trabalho sistemática e crítica destes profissionais. Porém, para sua efetivação, o conjunto das Secretarias Nacionais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) devem transversalizar suas ações no campo das formações/capacitações, bem como priorizar os aspectos éticos e políticos dos projetos das profissões que atuam no SUAS. No que se refere ao Serviço Social, o construto desta política deve ser fundamentada a partir da análise criteriosa da historicidade da construção do seu projeto ético-político, que coloca como objeto de intervenção o enfrentamento à “questão social” no palco das desigualdades próprias do sistema capitalista, para além de um executor de políticas sociais, como um projeto profissional voltado ao projeto social de emancipação humana. |
| Abstract: | The present dissertation “The Social Services and the Configurations of the National Politics of Trainings (PNC/SUAS): The Challenge of the Permanent Education” aims to analyze the National Politics of Permanent Education of SUAS and its effects on ethical and political principles forecasted in the professional Social Services project. Thus, the hypothesis was that the ethical and political aspects, compounding the National Politics of Permanent Education of SUAS, directly influence the work of professionals of Social Services in the field of Social Assistance. As a profession that acts in the Central Social Assistance Service, the theoretical framework correlates Social Services with the construction of the SUAS of National Politics of Permanent Education in Brazil. There search is consisting as theoreticalinto an analytical-critical characteristic, bringing bibliographic and documentary researchas analytical instruments. This study demonstrated the following results: the main aspect of the National Politics of Permanent Education in the SUAS is to valorize the framework of its workers, in order to improve social assistance services. Thus, their main analytical linespoint to the prospect of training for the work of these professionals, systematically and critically. But, for its effectiveness, all the National Secretariats of the Ministry of Social Development and Fight Against Hunger (MDS) must direct their actions to reach the field of formations/trainings; as well as emphasize ethical and political aspects of professional projects that labor with the SUAS. In addition to the results, regarding Social Services, the construct of this policy must be supported under a careful historicity analysis of the construction of its ethical-political project, so that it will take as intervention object the confrontation itself to the "social factor" on the stage of the inegalitarianism inherent from capitalist system, besides a performer of social policies, but a professional project aimed at social project of human emancipation. |
| Palavras-chave: | Serviço social Sistema único de assistência social Educação permanente Social services Central social assistance service Permanent education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Serviço Social |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11717 |
| Data do documento: | 14-Dez-2012 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 879,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
