Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11721
Tipo: Dissertação
Título: Mulheres repentistas: Cantadoras, emboladoras e mestra de baque solto
Autor(es): Queiroz, Laércio
Primeiro Orientador: Ayala, Maria Ignez Novais
Resumo: Nesta tese, selecionei três formas de expressão tradicionais do Nordeste do Brasil, nas quais o improviso se constrói como processo de criação: cantoria, embolada e maracatu de orquestra. São observados como se configuram estes gêneros, e, principalmente, como transita a mulher nos referidos espaços. À luz da teoria dos gêneros discursivos postulada por Bakhtin (1997, 2003, 2006, 2010) e dos estudos da oralidade embasados por Ong (1998) e Zumthor (1993, 2000), este trabalho teve por objetivo principal investigar a produção poética dessas mulheres, e analisar, principalmente, suas trajetórias de vida. Para esta pesquisa, realizei coleta bibliográfica que trouxesse mulheres repentistas, nos gêneros acima citados, e pesquisa de campo, a fim de construir depoimentos que foram analisados com base no dialogismo Bakhtiniano. Como resultado, observei que a maneira como as mulheres adentram no espaço do improviso não diferencia da forma como os homens conhecem este território, mas seus espaços de atuação ainda são reduzidos. Quanto às emboladoras, longe de se preocuparem com um discurso feminino, seguem as normas do sistema e se apropriam do discurso masculino. Sobre o maracatu de orquestra, constatei que, na zona urbana, os rituais de tradição não parecem ser preocupação da maioria dos brincantes, enquanto na zona rural, ainda é frequente tanto os rituais religiosos quanto os ritos tradicionais. No entanto, considerando o maracatu Coração Nazareno, ainda que esteja na zona da mata, não se norteia pela tradição e, por seguir a orientação de uma entidade ativista, apresenta em suas loas um discurso pautado em temas sociais e, principalmente, nos direitos da mulher.
Abstract: En esta tesis seleccioné tres expresiones tradicionales del nor oeste en que el invento se interpreta como procedimento de criar: canto, criar musicas deforma instantanea y musica folklorica de orquestra. Son observar aspectos de convergencia, además de comprovar la forma como aceptan a la mujer en esos espacios destinados al improviso. La teoría de los géneros del discurso propuesto por Bakhtin (1997, 2003, 2006, 2010) y los estúdios del discurso propuestos por Walter Ong(1998) e Paul Zumthor (1993, 2000), este trabajo tubo como objetivo principal investigar la producción poética de estas mujeres, observando sus temas y trayectorias de vida que su propia historia ocultó. Para esta invetigación, hice una recolecta bibliográfica que tubiera mujeres de improvización, principalmente de este siglo, investigación de campo, con el objetivo de realizar entrevistas, visitar los ambientes de improvisar, registros audiovisuales y apuntes. Son estudiadas entrevistas y poemas que tengan una característica feminina, las contradicciones y las estratégias usadas por las improvisadoras para circular en los ambientes del improviso. Como resultado de eso vi que los géneros orales que estudiamos aqui tienen varias semejanza. De la misma forma, pude ver la manera que las mujeres entran en el espacio de la improvización, no es diferente de la forma que los hombres conocen este territorio, pero diferentes de ellos, su espacio de actuar es muy pequeño en comparación con el de los hombres.
Palavras-chave: Mulher
Oralidade
Gênero
Improviso
Repente
Performance
Mujer
Discurso
Género
Inventar
Criar
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11721
Data do documento: 13-Abr-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.