Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11723
metadata.dc.type: TCC
Title: O processamento da Informação e a evolução dos atendimentos da EBSERH na visão dos servidores de um Hospital Universitário
metadata.dc.creator: Lima Junior, Roberto Maciel de
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Jorge de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho foi realizado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) que tem sede na Universidade Federal da Paraíba, uma das unidades hospitalar de hospitais universitários que aderiram ao programa de reestruturação onde foi realizado um contrato de gestão entre a universidade e a Empresa Brasileira de Serviço Hospitalar (EBSERH). O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de gestão da informação e da produção hospitalar no faturamento da Unidade de Processamento da Informação Assistencial (UPIA), apresentar a observação dos servidores a respeito desses processos e descrever o desempenho da gestão a partir de indicadores hospitalares. A pesquisa ela é descritiva e apresenta uma abordagem do desenvolvimento da produção hospitalar correspondentes aos anos de 2015, 2016 e 2017, tabulando esses dados através da ferramenta de tabulação para Windows (TABWIN) fornecida pela plataforma do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), complementado com um roteiro de entrevista pré-determinado utilizando a escala Likert. Observou-se que o modelo de gestão utilizado pela empresa pública tem apresentado resultados concretos, mantendo crescente o número de internações, melhorando a utilização dos espaços físicos e da estrutura disponibilizada ao usuário do Sistema Único de Saúde.
Abstract: The present study was carried out at the Lauro Wanderley University Hospital (HULW), which is headquartered at the Federal University of Paraíba, one of the hospital units of university hospitals that adhered to the restructuring program where a management contract was concluded between the university and the Brazilian Company of Hospital Service (EBSERH). The objective of the research was to analyze the process of information management and hospital production in the invoicing of the Assistive Information Processing Unit (UPIA), present the observation of the servers regarding these processes and describe the management performance from hospital indicators. The research is descriptive and presents an approach to the development of hospital production corresponding to the years 2015, 2016 and 2017, tabulating this data through the tabulation tool for Windows (TABWIN) provided by the platform of the Department of Informatics of the Brazilian Unified Health System Brazil (DATASUS), complemented with a pre-determined interview script using the Likert scale. It was observed that the management model used by the public company has presented concrete results, keeping increasing the number of hospitalizations, improving the use of physical spaces and the structure made available to the user of the Unified Health System.
Keywords: Gestão da Informação
Gestão de Processos
EBSERH
Indicador Hospitalar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11723
Issue Date: 30-May-2018
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMLJ04062018.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons