Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Tadeu Júnior de Lima-
dc.date.accessioned2018-09-20T11:43:25Z-
dc.date.available2018-09-20-
dc.date.available2018-09-20T11:43:25Z-
dc.date.issued2016-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11734-
dc.description.abstractThe religions, as well as other kind of human associations, have to get along with the question of the other. Moreover, it seems, every religion brings since its prime a perspective about the behavior of its followers that we can understand like an ethic, this take us philosophy field. This, in turn, in view of several implications, as example, epistemological, logics, ontological and, of course, ethics, that the problematic of other denounces, shows as indispensable the concept of alterity, that, along history was modified, permeating these different subareas of philosophical tradition. This way, the intentions of this research is show the thought of Neoplatonism philosopher Plotinus (204 or 205 – 270 A.D.) in the concerns to otherness into its system with metaphysics triadic base compound by hypostasis One (e3n), Intellect (nou~v) and Soul (yuxh/) transposing the alterity (e9tero/thv) that there is on this intelligible ambit for its application on ethic sphere of human relation with somebody else represented in this dissertation for the word otherness. We intend, even before, these premise to demonstrate with the consequence of Plotinus‘ theory of soul intricacy can translate an ethic that in homogeneity with the mystic of thinker, postulates an instance on the approach/resemblance with the One (God) in what can say: We are all in one.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-09-20T11:43:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 1126844 bytes, checksum: 689c98842b5fbbde1f33f7199ba73dea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-20T11:43:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 1126844 bytes, checksum: 689c98842b5fbbde1f33f7199ba73dea (MD5) Previous issue date: 2016-06-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlotinopt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectMísticapt_BR
dc.subjectNeoplatonismopt_BR
dc.subjectPlotinuspt_BR
dc.subjectAlteritypt_BR
dc.subjectEthicpt_BR
dc.subjectMysticpt_BR
dc.subjectNeoplatonismpt_BR
dc.titleQuando todos nós somos um: a alteridade na filosofia de plotino e sua possível implicação éticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Suelma de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5680543166311320pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nogueira, Maria Simone Marinho-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9006294908415944pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7840117216031731pt_BR
dc.description.resumoAs religiões, assim como os demais tipos de associações humanas, têm que lidar com a questão do outro. Mais do que isso, ao que parece, toda religião traz desde os seus primórdios uma perspectiva quanto à conduta de seus adeptos que podemos entender como uma ética, o que nos leva ao campo da filosofia. Esta, por sua vez, tendo em vista as várias implicações, por exemplo, epistemológicas, lógicas, ontológicas e, claro, éticas que a problemática do outro denuncia, mostra como imprescindível o conceito de alteridade, que ao longo da história se modificou perpassando estas diferentes subáreas da tradição filosófica. Deste modo, o intuito deste trabalho é expor o pensamento do filósofo neoplatônico Plotino (204 ou 205 – 270 d.C.) no que concerne à alteridade dentro de seu sistema de base triádica metafísica composto pelas hipóstases Uno (e3n), Intelecto (nou~v) e Alma (yuxh/), transpondo a alteridade (e9tero/thv) presente neste âmbito inteligível para sua aplicação na esfera da ética, da relação do ser humano com outrem, representada nessa dissertação pela palavra outridade. Pretendemos assim, ante essas premissas, demonstrar por consequência, que da teoria plotiniana da unimultiplicidade da alma pode-se traduzir uma ética que, em homogeneidade com a mística deste pensador, postule uma instância na aproximação/assemelhação com o Uno (deus) em que possamos dizer: todos nós somos um.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons