Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11739
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O papel do professor de ensino religioso no município de João Pessoa - PB
metadata.dc.creator: Lelis, Daniel Marcos Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Marinilson Barbosa da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consiste no resultado de um estudo dissertativo acerca do papel do professor de Ensino Religioso no município de João Pessoa. Na busca deste entendimento, adotamos como objetivo geral: analisar o papel do professor de Ensino Religioso nas escolas municipais de João Pessoa, tendo em vista a renovação dos novos saberes e fazeres da prática docente. Os objetivos específicos se deram através da investigação histórica na construção da identidade do professor deste componente curricular e da identificação dos elementos constitutivos utilizados em sua práxis educativa, que possibilite ao alunado a construção do senso crítico. Os autores trabalhados no aporte teórico foram: Junqueira (2002), Silva (2011), Holmes (2010), dentre outros. Assim, para obtenção deste entendimento utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, cujo percurso se deu através da pesquisa exploratória e descritiva; quanto à técnica utilizada, adotamos os critérios da observação, entrevista semiestruturada e análise de dados. Neste percurso, foram desenvolvidos cinco (5) capítulos. No primeiro capítulo, foram apresentadas as motivações, os objetivos e a metodologia do trabalho. No segundo capítulo, abordamos o processo histórico que legitimou a história da presença do Ensino Religioso no Brasil e no município de João Pessoa. No terceiro capítulo delineamos acerca do ser professor à luz de autores que contribuíram significativamente na ação educativa no cenário da educação brasileira, na perspectiva do Ensino Religioso. No quarto capítulo tivemos a preocupação em analisar o papel do professor de Ensino Religioso. Por fim, no quinto e último capítulo, procedimentos metodológicos, seguidos das análises dos dados de onde foi possível obter os resultados desejados. Para tanto, como resultados, vimos que o papel do professor da rede municipal de João Pessoa, corresponde aos objetivos dos PCNER e com o que se pretende sobre o Ensino Religioso à luz do caput 33 da Lei 9.475/97.
Abstract: This work is the result of dissertational study of the Religious Education teacher's role in the city of João Pessoa. In pursuit of this understanding, we have adopted the general objective; analyze the Religious Education teacher's role in municipal schools in João Pessoa, in the renewal of new knowledge and practice of teaching. The specific objectives were through the historical research in the construction of teacher identity of this curricular component and the identification of the components used in their educational practice that enables the student body the construction of critical thinking. The authors worked on the theoretical framework were Junqueira (2002), Silva (2011), Holmes (2010), among others. Thus, to obtain this understanding we use as methodology the qualitative approach, whose route was through exploratory and descriptive; as the technique used, we adopted the criteria of observation, semistructured interviews and data analysis. In this way, five (5) chapters were developed. In the first chapter, the motivations were presented, the objectives and the methodology of the work. In the second chapter, we discuss the historical process that legitimized the history of the presence of Religious Education in Brazil and in the city of João Pessoa. In the third chapter outline about being a teacher in the light of authors who significantly contributed to the educational activity in the Brazilian education scenario in religious education perspective. In the fourth chapter we had the concern to analyze the Religious Education teacher's role. Finally, in the fifth and final chapter, methodological procedures, followed by analysis of the data from which it was possible to obtain the desired results. Therefore, as a result we saw that the teacher's role in the municipal João Pessoa, corresponds to the objectives of PCNER and what is intended on Religious Education in the light of the main section 33 of Law 9.475/97.
Keywords: Educação
Ensino Religioso
Identidade
O papel do professor
Education
Religious Education
Identity
The role of the teacher
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência das Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11739
Issue Date: 24-Nov-2016
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total3,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons