Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Celeide Maria Vera-
dc.date.accessioned2018-09-21T12:19:58Z-
dc.date.available2018-09-21-
dc.date.available2018-09-21T12:19:58Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11763-
dc.description.abstractThis study examines the experience of learning evaluation in the context of public school in the city of Recife, Pernambuco, in 2015. The theoretical basis for discussing the principles, objectives, goals and methodological aspects of learnig evaluation in elementary school is based mainly on the works on this theme developed by Haydt (2001), Luckesi (2002), Hoffman ( 2001),Mizukami (1986) e Perrenoud (1999). The research was designed as a documental research, based on the experience of the State School Edwiges de Sá Pereira. Its methodology is characterized by adopting a document analysis, data collected through Tests of Portuguese and mathematics by the teachers of the 8th and 9th years of elementary school. The link between the knowledge acquired by the practice of educational evaluation and the awareness of the theory of evaluation scholarship help us to identify the limits and possibilities of this action in everyday school life. The results achieved will be used to stimulate and instruct other public schools of Pernambuco to adopt the practice of evaluation in their educational spaces.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-09-21T12:19:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 3337728 bytes, checksum: a8235a69eab261c5786a43a45d37795a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-21T12:19:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 3337728 bytes, checksum: a8235a69eab261c5786a43a45d37795a (MD5) Previous issue date: 2017-02-17en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectParâmetros Curricularespt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectRede Pública do Estado de Pernambucopt_BR
dc.subjectLearning evaluationpt_BR
dc.subjectCurricular Parameterspt_BR
dc.subjectScholar managementpt_BR
dc.subjectPublic network of the State of Pernambucopt_BR
dc.titleAvaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Brennand, Eládio José de Góes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9017015042336744pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1192545655058459pt_BR
dc.description.resumoEste estudo visa analisar a prática da avaliação no cotidiano escolar da rede pública estadual de Recife, Pernambuco, no ano de 2015, tendo como foco as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O suporte teórico para discutir os princípios, objetivos, finalidades e aspectos metodológicos da avaliação da aprendizagem nas escolas de educação básica baseou-se nos trabalhos sobre este tema desenvolvidos por Haydt(2001), Luckesi (2002), Hoffman (2001), Mizukami (1986) e Perrenoud (1999). A pesquisa configura-se como uma pesquisa documental, tomando por base a experiência da Escola Estadual Edwiges de Sá Pereira de Recife - PE. Sua metodologia caracteriza-se por adotar a análise documental feita através das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para os 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco. A articulação entre conhecimentos construídos a partir da prática da avaliação nos permitirá identificar os limites e possibilidades desta ação no cotidiano escolar. Os resultados encontrados serão utilizados para instruir e estimular outras escolas públicas da rede estadual do estado de Pernambuco a adotarem a prática de discutirem a avaliação em seus espaços educativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons