Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11763
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégico
Autor(es): Cruz, Celeide Maria Vera
Primeiro Orientador: Brennand, Eládio José de Góes
Resumo: Este estudo visa analisar a prática da avaliação no cotidiano escolar da rede pública estadual de Recife, Pernambuco, no ano de 2015, tendo como foco as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O suporte teórico para discutir os princípios, objetivos, finalidades e aspectos metodológicos da avaliação da aprendizagem nas escolas de educação básica baseou-se nos trabalhos sobre este tema desenvolvidos por Haydt(2001), Luckesi (2002), Hoffman (2001), Mizukami (1986) e Perrenoud (1999). A pesquisa configura-se como uma pesquisa documental, tomando por base a experiência da Escola Estadual Edwiges de Sá Pereira de Recife - PE. Sua metodologia caracteriza-se por adotar a análise documental feita através das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para os 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco. A articulação entre conhecimentos construídos a partir da prática da avaliação nos permitirá identificar os limites e possibilidades desta ação no cotidiano escolar. Os resultados encontrados serão utilizados para instruir e estimular outras escolas públicas da rede estadual do estado de Pernambuco a adotarem a prática de discutirem a avaliação em seus espaços educativos.
Abstract: This study examines the experience of learning evaluation in the context of public school in the city of Recife, Pernambuco, in 2015. The theoretical basis for discussing the principles, objectives, goals and methodological aspects of learnig evaluation in elementary school is based mainly on the works on this theme developed by Haydt (2001), Luckesi (2002), Hoffman ( 2001),Mizukami (1986) e Perrenoud (1999). The research was designed as a documental research, based on the experience of the State School Edwiges de Sá Pereira. Its methodology is characterized by adopting a document analysis, data collected through Tests of Portuguese and mathematics by the teachers of the 8th and 9th years of elementary school. The link between the knowledge acquired by the practice of educational evaluation and the awareness of the theory of evaluation scholarship help us to identify the limits and possibilities of this action in everyday school life. The results achieved will be used to stimulate and instruct other public schools of Pernambuco to adopt the practice of evaluation in their educational spaces.
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem
Parâmetros Curriculares
Gestão escolar
Rede Pública do Estado de Pernambuco
Learning evaluation
Curricular Parameters
Scholar management
Public network of the State of Pernambuco
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11763
Data do documento: 17-Fev-2017
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons