Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11789
metadata.dc.type: TCC
Title: O perfil sociodemográfico dos usuários atendidos pelos alunos de terapia ocupacional na Clínica-Escola/UFPB
metadata.dc.creator: Firmino, Moisés Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisor1: Mata, Carolina Couto da
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil dos usuários atendidos na Clínica Escola pelos alunos das disciplinas da área da saúde do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, identificando as demandas de saúde e sociais locais e as situações clínicas com as quais os alunos têm contato nessas práticas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, documental e descritiva. Foram analisados 70 prontuários de usuários atendidos no período de fevereiro a agosto de 2017 na Clínica-escola, por meio de um formulário com questões sociodemográficas e sobre as condições básicas de saúde dos usuários. Como resultado encontramos o seguinte perfil geral: os usuários em sua maioria estão entre 0 e 14 anos; são do sexo masculino, solteiros e residem em João Pessoa; frequentam a escola, cursando o ensino fundamental; são acompanhados no tratamento pela mãe; quanto aos quadros clínicos, apresentam demandas relacionadas à saúde funcional; estão no seu primeiro acompanhamento pela Terapia Ocupacional, recebendo assistência na Clínica-escola, em média, por 18 meses; alguns usuários fazem uso contínuo de medicamentos; são acompanhados por outros profissionais enquanto em atendimento na Clínica-escola; parte deles foram encaminhados ao serviço por outros profissionais da rede, assim como são também encaminhados pela Terapia Ocupacional para outros serviços. Esse perfil evidenciou as demandas de saúde e sociais locais para a profissão, principalmente em relação à saúde funcional dos usuários. Explicitou, ainda, as situações clínicas oferecidas aos alunos no contexto de formação profissional da Clíncia-escola, no que se refere principalmente ao campo de atuação da profissão na saúde funcional, a possibilidade de intervenções com a família e de diálogo e articulação com a rede de saúde local, contribuindo para uma formação humanista, crítica e reflexiva.
Abstract: This paper has the goal of evaluating the profile of users of the School Clinic by the students of the Health area subject of the Occupational Therapy major of the Universidade Federal da Paraíba, identifying their health, social and local demands and the clinical situations with which the students have contact during these practices. It is a quantitative, documental and descriptive research. We analyzed 70 charts of patients seen from February to August 2017 in the School Clinic through a form with sociodemographic questions and questions about the basic health condition of the users. As a result, we found the following general profile: most of the users are between 0 and 14 years of age, are of the male gender, single and reside in João Pessoa; they frequent Middle School; they are accompanied in their treatment by their mothers; as to the clinic cases, they present demands related to functional health, they are in their first follow up in Occupational Therapy, receiving assistance in the School Clinic on an average of 18 months; some patients use continuous medication; they are followed by other professionals while in the School Clinic; part of them were forwarded to this service by other professionals in this network, and they are also forwarded to other services by Occupational Therapy. This profile showed the health, social and local demands to the profession, specially regarding the functional health of the patients. It also highlighted the clinical situations offered to the students in the context of professional education by the School Clinic, mainly referring to the work field of the profession in functional health, the possibility of interventions with the family and of dialogue and articulations with the local health network, contributing to a more humane, critical and reflexive education.
Keywords: Terapia ocupacional
Formação profissional
Atividades práticas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Terapia Ocupacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11789
Issue Date: 17-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVF15122017.pdf728,82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.