Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11818
Tipo: Dissertação
Título: A garantia dos direitos humanos e a interface com a educação para as relações étnico-raciais: uma prática na escola Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado
Autor(es): Cunha, Heloísa Marinho
Primeiro Orientador: Porto, Rita de Cassia Cavalcanti
Primeiro Coorientador: Calaça, Suelídia Maria
Resumo: A presente dissertação aborda a construção de uma educação para as relações étnico-raciais e em direitos humanos na Escola Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado (EQASSM), que atende educando(a)s da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamentais I e II, oriundo(a)s principalmente da Comunidade Quilombola de Paratibe (CQP), localizada na zona sul do município de João Pessoa – Paraíba. O objetivo principal desta pesquisa foi compreender como a educação para as relações étnico-raciais – estabelecida na Lei Nº 10. 639/2003 – está sendo incluída no projeto político pedagógico (PPP) e desenvolvida no cotidiano escolar da EQASSM em prol do fortalecimento da cultura em direitos humanos. Este estudo utilizou vários instrumentos de investigação, dentre os quais, diários de campo, observação nãoparticipante, questionários, entrevistas semi-estruturadas. Os pressupostos teóricometodológicos da pesquisa qualitativa justificam a utilização desses variados instrumentos e servem de base para a interpretação e análise dos dados. No desenvolvimento da pesquisa, realizou-se um diálogo entre os projetos educativos – especificamente o projeto quilombola – e algumas práticas pedagógicas desenvolvidos na EQASSM, a fim de identificar os limites e as possibilidades para a construção de uma educação escolar quilombola e uma cultura em direitos humanos no cotidiano escolar. Neste sentido, identificou-se que a EQASSM ainda tem muito a melhorar em termos de construção coletiva, democrática e envolvimento com a CQP, porém esse processo requer tempo, diálogo, construção, sentimento de pertencimento, de engajamento, de mobilização tanto da comunidade escolar quanto da local de Paratibe. O importante é que ambas na atualidade estão dispostas a mudanças que favorecem a coletividade.
Abstract: La presente disertación aborda la construcción de una educación para las relaciones étnicoraciales y en derechos humanos en la Escola Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado (EQASSM), que atiende educando(a)s de la Educação Infantil1 y de los Ensinos Fundamentais I2 e II3, oriundo(a)s sobretodo de la Comunidade Quilombola de Paratibe (CQP), ubicada en el sur del municipio de João Pessoa – Paraíba. El principal objetivo de esta investigación fue comprender cómo la educación para las relaciones étnico-raciales – establecida en la Lei Nº 10. 639/2003 – se está incluyendo en el proyecto político pedagógico (PPP) y desarrollando en el cotidiano escolar de la EQASSM en favor del fortalecimiento de la cultura en derechos humanos. Este estudio utilizó diversos instrumentos de investigación, entre ellos, diarios de campo, observación no participante (externa), encuestas, entrevistas semiestructuradas. Los presupuestos teóricos y metodológicos de la investigación cualitativa justifican la utilización de esos variados instrumentos y sirven como base para la interpretación y análisis de los datos. En el desarrollo de la investigación, se realizó un diálogo entre los proyectos educativos – específicamente el proyecto quilombola – y algunas prácticas pedagógicas desarrolladas en la EQASSM, buscando identificar los límites y las posibilidades para la construcción de una educación escolar quilombola y una cultura en derechos humanos en el cotidiano escolar. En este sentido, se identificó que la EQASSM, aún puede mejorar en términos de construcción colectiva, democrática y arrollo con la CQP, pero ese proceso requiere tiempo, diálogo, construcción, sentimiento de pertenencia, de enrolamiento, de movilización tanto de la comunidad escolar como de la comunidad local de Paratibe. Lo importante es que ambas en la actualidad están dispuestas a cambios que favorecen la colectividad.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais
Direitos humanos
Currículo escolar quilombola
Escola quilombola
Relaciones étnico-raciales
Derechos humanos
Currículo escolar quilombola
Escola quilombola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Direitos Humanos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11818
Data do documento: 31-Jul-2017
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total4,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons