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metadata.dc.type: Tese
Title: 1958, o ano que não terminou: memória e performance na cena do baile black nostalgia paulistano
metadata.dc.creator: D'Allevedo, Pedro Tadeu Faria
metadata.dc.contributor.advisor1: Gutiérrez, Mónica Franch
metadata.dc.description.resumo: A investigação versa sobre o baile black do gênero nostalgia que se realiza na cidade de São Paulo. Busca compreender o modo de estruturação desse tipo evento como movimento cultural, disseminado viralmente pelo espaço urbano da cidade. Este estudo traça uma análise sociológica da cena musical-cultural por ele configurada. Tal festejo é um tipo de reunião dançante conhecido atualmente pela alcunha de “baile nostalgia”. Surgiu na capital paulista no ano de 1958. Outrora era tratado apenas por baile. No início da década de 1980 recebeu a denominação atual. Essa forma de festejo dançante, com forma e conteúdos próprios, é um fenômeno produzido e fruído pelos afrodescendentes paulistanos. Estrutura-se sob a égide do lazer dançante e propaga um consumo musical híbrido, com ênfase na difusão de gêneros musicais e ritmos do passado. Combina lazer com atividade econômica. Grande parte das sonoridades provém da cultura musical norte-americana. São ritmos que incitam o dançar em casal, solto ou em grupo, dependendo do momento da festa. O repertório musical difunde jazz swing, rock n’ roll, samba e o sambalanço, funk, soul, rap e rhythmn blues. Em suas adjacências foi inventada uma dança específica e resultante da mescla de ritmos, peculiar da cena: o sambarock. Nos anos 1970 cedeu espaço para o baile de funk-soul. Contudo, coexistiu na cena paralelamente a ele. É frequentado pelos adultos do aludido grupo social, sendo bastante apreciado. Tais sujeitos formam um coletivo de base afetiva que nutre um gosto por musicalidades e danças de outrora. A cena refluiu nos anos 1990, ganhando fôlego novo no início dos anos 2000 devido ao renovado interesse pelo samba-rock, dinamizando a cena novamente. Esta celebração adota um padrão estético e um modo de comportamento peculiar, forjado na origem. É uma reunião dançante recorrente no tempo e inerente à comunidade afropaulistana. Objetiva-se analisar as práticas socioculturais acionadas nas festas, pois estas são acontecimentos densos de significado que servem não só para afirmação da negritude, mas para a soldagem da identidade coletiva por elaborar e exibir símbolos de etnicidade, marcadores das diferenças entre o “nós” e o “eles”. O estudo desenvolve-se através de procedimentos etnográficos, pois a observação participante possibilita um ponto de vista de perto e de dentro, cristalizado na relação dialógica com os interlocutores. Intenta elaborar uma análise transversalizada do fenômeno, possibilitada por intermédio do entrelaçamento de quatro conceitos reflexivos: performance, cena, geração e memória.
Abstract: This inquiry treats of the black dance nights that take place in São Paulo, aiming to understand such event’s structuring as a cultural movement widely diffused through the city’s urban space. The study carries out a sociological analysis of the musical-cultural scene fashioned in by such festival, which is a kind of dancing party currently known as “nostalgia dance”. If first appeared in the city in 1958 and was called simply a ball until the beginning of the 1980s, when it received its current appellation. With peculiar form and contents, this phenomenon is produced and enjoyed by São Paulo’s Afrodescendants. Structured as a dancing leisure, it spreads out a hybrid musical consumption, with special emphasis on music and rhythms from the past, combining, by these means, leisure and economic activity. Most of the music comes from North-American culture and the rhythms may be danced in couples, individually or in groups, according to the party’s mood. The repertoire comprehends genres such as jazz swing, rock’n roll, samba, sambalanço (a kind of samba swing), funk, soul, rap and rhythm’n’blues. A new, specific kind of dancing was invented around it, resulting from a mix of its usual rhythms: the samba-rock. During the 1970s it partly gave way to the funk-soul dance, but continued to exist in parallel with it. Nostalgia dance is widely appreciated by adults from the abovementioned social group. Such individuals constitute a collectivity with an affective basis, cultivating a taste for past times’ music and dancing. The scene gained new impetus during the 1990s, greatly intensified during the 2000s due to renewed interest for samba-rock. Characterized by a peculiar aesthetical and behavioral pattern that follows closely that shaped in its origin, it is a dancing party recurrent in the time and inherent to São Paulo’s Afrodescendant community. Our objective is to analyze the sociocultural practices associated with these parties, considering they are very meaningful events, affirmative not only of Afrodescendants’ existing identity, but also of that which is in elaboration, and displays the symbols of ethnicity that mark the difference between “us” and “them”. The study develops itself by means of ethnographic proceedings. Participant observation provides a privileged point of view, both close and from within, crystalized in the interlocutor’s dialogical relation. It intends, finally, to elaborate a transversal analyses of the phenomenon by means of four reflexive concepts: performance, scene, generation and memory.
Keywords: Baile nostalgia
Baile black
Samba-rock
Cena
Performance
Sociabilidade
Nostalgia dance
Black dance
Samba-rock
Scene
Performance
Sociability
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Sociologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11835
Issue Date: 16-Oct-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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