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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Yara Saraiva-
dc.date.accessioned2016-09-19T11:10:04Z-
dc.date.available2016-09-19T11:10:04Z-
dc.date.issued2016-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1186-
dc.descriptionA vulnerabilidade social é denominada como uma condição de indivíduos ou grupos em situação de extrema exclusão social, tornando-os expostos a riscos. Ela se associa ao resultado de qualquer processo de exclusão e discriminação, causado por elementos, tais como pobreza, nível educacional e localização geográfica precária. A vulnerabilidade implica para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vários problemas que pudemos perceber muito bem durante a elaboração deste trabalho. Esta pesquisa foi feita abordando a vulnerabilidade social em turmas de EJA localizadas em periferias urbanas, em virtude de uma experiência que vivemos quando educadora de Jovens e Adultos em uma escola localizada na periferia do bairro de Mandacaru (Beira Molhada). Além do relato da experiência, também foi incluído neste trabalho os conceitos teóricos de vários autores sobre o tema, para que assim pudéssemos entender melhor as definições de vulnerabilidade social, sofrimento social, educação de jovens e adultos e as características do bairro de Mandacaru, local onde foi realizada a pesquisa. Nosso objetivo de investigação foi o de estudar a visão da Educação de Jovens e Adultos para a comunidade de periferia e também para o próprio aluno da EJA, partindo de suas situações de risco e vulnerabilidade sociais. Chegamos à conclusão que as situações de risco e vulnerabilidade social implicam para as turmas de EJA grandes desafios, os alunos de escolas localizadas em periferias urbanas têm que conviver com a violência todos os dias e não tem proteção sequer dentro da própria escola.pt_BR
dc.description.abstractSocial vulnerability is termed as a condition of individuals or groups in situations of extreme social exclusion, making them at risk. She joins the result of any process of exclusion and discrimination, caused by factors such as poverty, poor educational level and geographic location. The vulnerability involves education for Youth and Adults (EJA) several issues that we could see very well during this study. This research was done addressing social vulnerability classes EJA located in urban peripheries, because of an experience we live when youth and adult educator in a school located on the outskirts of Mandacaru (Wet Edge) neighborhood. Besides the report of the experience, was also included in this work the theoretical concepts of various authors on the subject, so that we could better understand the definitions of social vulnerability, social suffering, youth and adult education and the characteristics of the Mandacaru, local neighborhood where the research was conducted. Our research objective was to study the vision of the Youth and Adult Education for the community and also to the periphery own student EJA, from their situations of risk and social vulnerability. We conclude that the situations of risk and social vulnerability to imply classes EJA major challenges, students from schools located in urban peripheries have to live with violence every day and has no protection even within the school itself.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-19T11:10:04Z No. of bitstreams: 1 YSR19092016.pdf: 480829 bytes, checksum: f341061a2d8eb6fb140de7c6d3fe4390 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-19T11:10:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YSR19092016.pdf: 480829 bytes, checksum: f341061a2d8eb6fb140de7c6d3fe4390 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2014.-
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectPeriferias urbanaspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleSituações de risco e vulnerabilidade social: desafios, perspectivas e implicações para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em periferias urbanaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alexandre Magno Tavares da-
dc.description.resumoA vulnerabilidade social é denominada como uma condição de indivíduos ou grupos em situação de extrema exclusão social , tornando - os expostos a riscos. Ela se associa ao resultado de qualquer processo de exclusão e discriminação, causado por elementos, tais como pobreza , nível educacional e localização geográfica precária. A vulnerabilidade implica para a E ducação de Jovens e Adultos (EJA) vários problemas que pudemos perceber muito bem durante a elaboração deste trabalho. Esta pesquisa foi feita abordando a vulnerabilidade social em turmas de EJA localizad a s em periferias urbanas, em virtude de uma experiência que vivemos quando educadora de Jovens e Adultos em uma escola locali zada na periferi a d o bairro de M andacaru (Beira Molhada) . Além do relato da experiência, também foi incluído neste trabalho os conceitos teóricos de vários autores sobre o tema, para que assim pudéssemos entender melhor as definições de vulnerabil idade social, sofrimento social, educação de jovens e adultos e as características do bairro de Mandacaru, local onde foi realizada a pesquisa. Nosso objetivo de investigação foi o de estudar a visão da Educação de Jovens e Adultos para a comunidade de periferia e também para o próprio aluno da EJA, partindo de suas situações de risco e vulnerabilidade sociais . Chegamos à conclusão que as situações de risco e vulnerabilidade social implicam para as turma s de EJA grandes desafios, os alunos de escolas localizadas em periferias urbanas têm que conviver com a violência todos os dias e não tem proteção sequer dentro da própria escola.-
dc.publisher.departmentEducação-
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