Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Cláudia Patrícia de Lima Silva-
dc.date.accessioned2018-10-05T14:03:16Z-
dc.date.available2018-07-16-
dc.date.available2018-10-05T14:03:16Z-
dc.date.issued2018-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11898-
dc.description.abstractIn modern times, reputed scholars acknowledge and recommend the use of games and plays in the classrooms, as a strategy to stimulate the creativity and interest of the kid in the process of knowledge building. The child that plays acquires better understanding of him or herself, of the other, becomes cooperative, more creative, more dynamic, less dependent and all that, strengthens the development of his and her intellectual autonomy. The present research has as main objective understand how the plays favor the process of knowledge building in kids at elementary school between four and five years. The methodology utilized in the research is based in a qualitative descriptive investigation, being the study, analysis, registers and interpretation of the results based on the answers of the subjects interviewed. We had as study subjects two educators of the Escola Municipal de Ensino Fundamental, Flávio Ribeiro Coutinho in the city of Bayeux/PB, Brazil that gently helped us in the realization of the current research. The theoretical framework that grounds this research was built from the readings of the works of authors such as Piaget (1988), Vygotsky (1984), Oliveira (2005), Winnicott (1999), Kishimoto (2006) among others. For the data collection it was applied a survey composed by (12) questions that had as main goal identify how the educators understood the use of ludic resources, and if they utilized this tool in their educative practice, if they faced difficulties to introduce games in the classroom, amongst others points approached in the field study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-05T14:03:16Z No. of bitstreams: 1 CPLSO16072018.pdf: 1003140 bytes, checksum: f9967e135d1e03d1fa4531f98f282e2a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-05T14:03:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CPLSO16072018.pdf: 1003140 bytes, checksum: f9967e135d1e03d1fa4531f98f282e2a (MD5) Previous issue date: 2018-06-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleAs contribuições das brincadeiras na aprendizagem das crianças da educação infantil na faixa etária entre quatro a cinco anospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Matias, Eliete Fernandes-
dc.description.resumoNa contemporaneidade, renomados pensadores reconhecem e recomendam o uso de jogos e brincadeiras nas salas de aula, como uma estratégia estimuladora da criatividade e do interesse da criança no processo de construção dos saberes. A criança que brinca adquire melhor compreensão de si mesma, do outro, torna-se cooperativa, mais criativa, mais dinâmica, menos dependente e tudo isso, fortalece o desenvolvimento de sua autonomia intelectual. A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender como as brincadeiras facilitam o processo de construção do conhecimento nas crianças da Educação Infantil na faixa etária entre quatro e cinco anos. A metodologia utilizada na pesquisa baseia- se em uma investigação qualitativa descritiva, sendo o estudo, a análise, os registros e a interpretação dos resultados baseados nas respostas dos sujeitos pesquisados. Tivemos como sujeitos de estudo, duas educadoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Flávio Ribeiro Coutinho na Cidade de Bayeux/PB, Brasil, que gentilmente se dispuseram a nos ajudar na realização da presente pesquisa. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa foi constituído a partir das leituras realizadas nas obras de autores como Piaget (1988), Vygotsky (1984), Oliveira (2005), Winnicott (1999), Kishimoto (2006), dentre outros. Para coleta de dados foi aplicado um questionário composto por (12) doze questões que tiveram como objetivo principal identificar como as educadoras compreendiam o uso de recursos lúdicos, se as mesmas utilizavam essa ferramenta na sua prática educativa, se enfrentavam dificuldades para inserir as brincadeiras na sala de aula, dentre outros pontos abordados no estudo de campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPLSO16072018.pdf979,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.