Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ivânia Patrícia da-
dc.date.accessioned2018-10-05T14:28:51Z-
dc.date.available2018-08-17-
dc.date.available2018-10-05T14:28:51Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11900-
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the applicability of Law 13,146 / 15 in the scope of Inclusive Education in a municipal school in the urban area of the municipality of Araruna / PB, specifically to verify if the teachers of this institution are able to attend the disabled students as well as to distinguish inclusive education of special education. The Brazilian Inclusion Law was created as a way to guarantee the rights inherent to the individual with limited capacities. From then on, the question arises whether these rights and guarantees are being respected and promoted in the school environment. For this purpose a research (qualitative) and field observation were applied. The institution's teachers were interviewed through an instrument with open and closed questions, with the objective of confronting the answers with the familiarity of inclusive education. From this perspective, it was also observed that despite the lack evidently detected in terms of teacher knowledge and qualification, the school community is moving towards egalitarian and inclusive promotion. It was found that the lack of teacher training brings awareness of the need and importance of inclusion. Therefore, it is perceived that the applicability of Inclusive Education requires a methodological and structural reorganization that culminates in the promotion of fair and egalitarian opportunities for all.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-05T14:28:51Z No. of bitstreams: 1 IPS17082018.pdf: 729962 bytes, checksum: 4e9346e42a2d38b14d1cda905443bc30 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-05T14:28:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IPS17082018.pdf: 729962 bytes, checksum: 4e9346e42a2d38b14d1cda905443bc30 (MD5) Previous issue date: 2018-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLei brasileira de inclusãopt_BR
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.titleFormação/capacitação dos professores na educação inclusiva: história da educação inclusiva, conceitos e formação docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cirino, Carlos da Silva-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar a aplicabilidade da Lei 13.146/15 no âmbito da Educação Inclusiva em uma escola municipal da zona urbana do município de Araruna/PB, especificamente averiguar se os docentes desta instituição estão capacitados para atender aos discentes deficientes como também distinguir a educação inclusiva da educação especial. A Lei Brasileira de Inclusão foi criada como forma de garantir os direitos inerentes ao indivíduo com capacidades limitadas. A partir de então, surge o questionamento se esses direitos e garantias vêm sendo respeitados e promovidos no ambiente escolar. Com essa finalidade foi aplicada uma pesquisa (qualitativa) e observação de campo. Entrevistaram-se os docentes da instituição através de instrumento com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de confrontação das respostas com a familiaridade da educação inclusiva. Nessa perspectiva, observou-se ainda que apesar da carência visivelmente detectada em termos de conhecimento e capacitação docente, a comunidade escolar caminha em busca da promoção igualitária e inclusiva. Foi constatado que a falta de formação/capacitação dos professores traz a consciência da necessidade e importância da inclusão. Logo, percebe-se que a aplicabilidade da Educação Inclusiva necessita de uma reorganização metodológica e estrutural que culmine na promoção de oportunidades justas e igualitárias a todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IPS17082018.pdf712,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.