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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11900Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Ivânia Patrícia da | - |
| dc.date.accessioned | 2018-10-05T14:28:51Z | - |
| dc.date.available | 2018-08-17 | - |
| dc.date.available | 2018-10-05T14:28:51Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11900 | - |
| dc.description.abstract | The objective of this work is to analyze the applicability of Law 13,146 / 15 in the scope of Inclusive Education in a municipal school in the urban area of the municipality of Araruna / PB, specifically to verify if the teachers of this institution are able to attend the disabled students as well as to distinguish inclusive education of special education. The Brazilian Inclusion Law was created as a way to guarantee the rights inherent to the individual with limited capacities. From then on, the question arises whether these rights and guarantees are being respected and promoted in the school environment. For this purpose a research (qualitative) and field observation were applied. The institution's teachers were interviewed through an instrument with open and closed questions, with the objective of confronting the answers with the familiarity of inclusive education. From this perspective, it was also observed that despite the lack evidently detected in terms of teacher knowledge and qualification, the school community is moving towards egalitarian and inclusive promotion. It was found that the lack of teacher training brings awareness of the need and importance of inclusion. Therefore, it is perceived that the applicability of Inclusive Education requires a methodological and structural reorganization that culminates in the promotion of fair and egalitarian opportunities for all. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-05T14:28:51Z No. of bitstreams: 1 IPS17082018.pdf: 729962 bytes, checksum: 4e9346e42a2d38b14d1cda905443bc30 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-05T14:28:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IPS17082018.pdf: 729962 bytes, checksum: 4e9346e42a2d38b14d1cda905443bc30 (MD5) Previous issue date: 2018-06-28 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Lei brasileira de inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Atendimento especializado | pt_BR |
| dc.title | Formação/capacitação dos professores na educação inclusiva: história da educação inclusiva, conceitos e formação docente | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cirino, Carlos da Silva | - |
| dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é analisar a aplicabilidade da Lei 13.146/15 no âmbito da Educação Inclusiva em uma escola municipal da zona urbana do município de Araruna/PB, especificamente averiguar se os docentes desta instituição estão capacitados para atender aos discentes deficientes como também distinguir a educação inclusiva da educação especial. A Lei Brasileira de Inclusão foi criada como forma de garantir os direitos inerentes ao indivíduo com capacidades limitadas. A partir de então, surge o questionamento se esses direitos e garantias vêm sendo respeitados e promovidos no ambiente escolar. Com essa finalidade foi aplicada uma pesquisa (qualitativa) e observação de campo. Entrevistaram-se os docentes da instituição através de instrumento com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de confrontação das respostas com a familiaridade da educação inclusiva. Nessa perspectiva, observou-se ainda que apesar da carência visivelmente detectada em termos de conhecimento e capacitação docente, a comunidade escolar caminha em busca da promoção igualitária e inclusiva. Foi constatado que a falta de formação/capacitação dos professores traz a consciência da necessidade e importância da inclusão. Logo, percebe-se que a aplicabilidade da Educação Inclusiva necessita de uma reorganização metodológica e estrutural que culmine na promoção de oportunidades justas e igualitárias a todos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IPS17082018.pdf | 712,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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