Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Edvânia da-
dc.date.accessioned2018-10-05T14:47:58Z-
dc.date.available2018-10-05-
dc.date.available2018-10-05T14:47:58Z-
dc.date.issued2017-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11901-
dc.description.abstractThis assignment will go deep in issues little debated in the local historiography, absences attributed to an alleged "invisibility" of the black in Ceará lands. I consider that it is a wrong perspective. The black population needs to be seen in Ceará beyond its status as enslaved. Misunderstanding discourses such as "Ceará land of light", or "In Ceará there are no blacks", contributed to shortcomings in studies of the contributions of black populations in Ceará and, consequently, in the Cariri region. In addition to challenging this regional historiographical production, the study seeks to strengthen the black presence in the region of Cariri Cearense. The assignment is based on Oral History and Comparative History, based on the interpretation of national and local institutional documents, data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics - IBGE, National Institute Of Agrarian Reform and Agrarian Reform-INCRA, Cariri-GRUNEC Black Valorization Group, Technical Identification and Delimitation Report (RTID), photographic collections, associate's books, educational documents such as LDB, DCN, School Rules, Annual School Work Plan Maria Virgem, with emphasis on the oral reports of local leaders. Under the influence of the identity concept of sociologists Stuart Hall (2014) and Kabengele Munanga (2012) and pedagogue Tomaz Tadeu da Silva (2013), I make an analysis of the constituent components of the quilombola identity, based on a comparative study between two black communities Rural areas in the region of Cariri Cearense, Sítio Arruda in Araripe, and Carcará Community in Potengi, which is in the process of titling. Although this theme has gained visibility through academic centers, there are few historiographical studies of comparative bias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-10-05T14:47:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 2369308 bytes, checksum: d131c3ab3329607fc85682eb7933894c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-05T14:47:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 2369308 bytes, checksum: d131c3ab3329607fc85682eb7933894c (MD5) Previous issue date: 2017-08-21en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectHistória dos Quilombospt_BR
dc.subjectHistória do Cearápt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHistory of Brazilpt_BR
dc.subjectHistory of the Quilombospt_BR
dc.subjectHistory of Cearápt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titleHistória, memória e identidade quilombola no cariri-cearense (comunidades sítio Arruda- Araripe e Carcará-Potengi).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Flores, Elio Chaves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339690499643152pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8955706608927936pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa irá aprofundar questões pouco debatidas na historiografia local, ausências estas atribuídas a uma suposta “invisibilidade” do negro em terras cearenses. Considero está uma perspectiva equivocada. A população negra precisa ser vista no Ceará para além da sua condição de escravizada. Discursos equivocados como “Ceará terra da luz”, ou ainda “No Ceará não existem negros”, contribuíram para deficiências de estudos sobre as contribuições das populações negras no Ceará e, consequentemente, na região do Cariri. Além de contestar essa produção historiográfica regional, o estudo busca afiançar a presença negra na região do Cariri Cearense. A pesquisa está embasada na História Oral e História Comparada, a partir da interpretação de documentos institucionais nacionais e locais, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico-IBGE, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA, Grupo de Valorização Negra do Cariri-GRUNEC, Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), acervos fotográficos, livros dos associados, documentos educacionais como LDB, DCN, Regimento Escolar, Plano de trabalho anual da Escola Maria Virgem, com ênfase nos relatos orais das lideranças locais. Sob influência do conceito de identidade dos sociólogos Stuart Hall (2014) e Kabengele Munanga (2012) e do pedagogo Tomaz Tadeu da Silva (2013), faço uma análise dos componentes constitutivos da identidade quilombola, a partir de um estudo comparativo entre duas comunidades negras rurais na região do Cariri Cearense, Sítio Arruda em Araripe, e Comunidade Carcará em Potengi, que se encontra em processo de titulação. Embora essa temática tenha ganhado visibilidade pelos centros acadêmicos, há poucos estudos historiográficos de viés comparativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons