Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Lucineide da Silva-
dc.date.accessioned2018-10-08T10:53:54Z-
dc.date.available2018-08-15-
dc.date.available2018-10-08T10:53:54Z-
dc.date.issued2018-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11905-
dc.description.abstractThis study presents a reflection about the evaluation in Early Childhood Education and how it is developed in this stage of teaching according to the vision of some teachers who work in two public schools in the municipality of Mari - PB. It has as general objective: to reflect on the evaluation and its importance for the effective development of the children's education and as specific objectives: to analyze how the evaluation process of the education of children in two schools of the public network of the municipality of Mari-PB occurs; to know some evaluative practices and to reflect if they facilitate or not the development of the cognitive process of the child; and reflect on the current forms of assessment developed at this level of education and whether these are consistent with the National Curriculum Frameworks for Early Childhood Education. For this, discussions based on authors such as Hoffmann (2009), Luckesi (2005), Godoi (2007), among others, as well as LDB and RCNEI are presented. The study is qualitative in nature, based on a field research and had as data collection the use of a questionnaire, applied to teachers at two public schools in the city of Mari PB. Through the analyzes developed, we conclude that the evaluation must be treated as essential to the teaching practice, being developed as a continuous, contextual, effective exercise and as an opportunity for the teacher to perceive and reflect on their practice pedagogical We conclude that the evaluation process needs to be developed in an efficient and systematized manner, not aiming at the selection of people, but aiming at the intrinsic formation of knowledge built by the students and in the teacher a growth in their professional practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-08T10:53:54Z No. of bitstreams: 1 LSA15082018.pdf: 617628 bytes, checksum: c31d5841f403cbebab8f077c52c46214 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-08T10:53:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSA15082018.pdf: 617628 bytes, checksum: c31d5841f403cbebab8f077c52c46214 (MD5) Previous issue date: 2018-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleAvaliação na educação infantil: refletindo a prática desenvolvida em duas escolas do município de Mari/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Gracileide Alves da-
dc.description.resumoEsse estudo apresenta uma reflexão acerca da avaliação na Educação Infantil e da maneira como ela é desenvolvida nessa etapa de ensino segundo a visão de algumas docentes que atuam em duas escolas públicas do município de Mari – PB. Tem como objetivo geral: refletir acerca da avaliação e de sua importância para o desenvolvimento eficaz da educação infantil e como objetivos específicos: analisar como se dá o processo avaliativo da educação infantil em duas escolas da rede pública do município de Mari-PB; conhecer algumas práticas avaliativas e refletir se estas facilitam ou não o desenvolvimento do processo cognitivo da criança; e refletir acerca das atuais formas de avaliação desenvolvidas neste nível de ensino e se estas estão condizentes com os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Para isso, são apresentadas discussões embasadas em autores como Hoffmann (2009), Luckesi (2005), Godoi (2007), dentre outros, como também da LDB e no RCNEI. O estudo é de natureza qualitativo, embasada em uma pesquisa de campo e teve como coleta de dados o uso de um questionário, aplicado a professoras em duas escolas da rede pública no município de Mari- PB. Mediante as análises desenvolvidas, concluímos que é preciso que a avaliação seja tratada como algo essencial à prática docente, sendo desenvolvida como um exercício contínuo, contextualizado, eficaz e como uma oportunidade para o(a) professor(a) perceber e refletir sobre sua prática pedagógica. Concluímos que o processo avaliativo precisa ser desenvolvido de modo eficaz e sistematizado, não objetivando a seleção de pessoas, mas visando a intrínseca formação de saberes construídos pelos alunos e no professor um crescimento em sua prática profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSA15082018.pdf603,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.