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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11909
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Priscilla Nóbrega Dias-
dc.date.accessioned2018-10-08T14:02:56Z-
dc.date.available2018-09-04-
dc.date.available2018-10-08T14:02:56Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11909-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the contribution that reading has in the process of teaching and learning of children from 4 to 5 years. As well as comparing the pedagogical practices used by teachers for teaching reading based on what guides RCNEI, still discuss the importance of reading early to the development process in its various aspects. It is a field research, observation and questionnaire carried out at the school made possible the analysis of the school's proposal on reading and pedagogical practice in this dimension. The research methodology was based on the qualitative approach based on the descriptive method; the formation of the citizen today is an indispensable thing, since it needs to follow the transformations before the social, political and economic environment. In this sense, the practice of reading is necessary for any citizen to enlarge the world view. Reason why the teacher has a role of mediator, to insert the child in this symbolic universe since the beginning of schooling. The mediator educator has the responsibility to create conditions for the child to construct his / her image of reader in the process of reading, but it is not enough, it is also the responsibility of parents to form a healthy habit of reading at home with their children. According to the National Curriculum Framework for Early Childhood Education (RCNEI), the process of learning to read in oral and written language should be understood as an important element for the child to expand the possibilities of insertion and participation in various social practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-08T14:02:56Z No. of bitstreams: 1 PNDB04092018.pdf: 761935 bytes, checksum: 7c770190537baf22e92603c2c8d81584 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-08T14:02:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PNDB04092018.pdf: 761935 bytes, checksum: 7c770190537baf22e92603c2c8d81584 (MD5) Previous issue date: 2017-07-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleLinguagens na educação infantil: crianças de 4-5 anospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e-
dc.description.resumoO trabalho apresentado tem como objetivo investigar a contribuição que a leitura tem no processo de ensino e aprendizagem da criança de 4 a 5 anos. Como também comparar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores para o ensino da leitura com base no que orienta o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil(RCNEI), discutir ainda importância da leitura desde cedo para o processo de desenvolvimento em seus diversos aspectos. Trata- se de uma pesquisa de campo, onde foram utilizadas ferramentas como a observação e questionário realizado na escola possibilitaram a análise da proposta da escola sobre a leitura e a prática pedagógica nesta dimensão. A metodologia de pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa com base no método descritivo. A formação do cidadão hoje é algo indispensável, visto que o mesmo precisa acompanhar as transformações diante do meio social, político e econômico. Nesse sentido a prática da leitura faz-se necessária a qualquer indivíduo por ampliar a visão de mundo. Motivo pelo qual o professor tem papel de mediador, ao inserir a criança neste universo simbólico desde o início da escolarização. O educador enquanto mediador tem a responsabilidade de criar condições para que a criança construa sua imagem de leitor dentro do processo de leitura, mas não é o suficiente, cabe também aos pais a formação do hábito saudável de ler em casa com seus filhos. Segundo o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI) o processo em torno da aprendizagem da leitura na linguagem oral e escrita deve ser entendido como elemento importante para a criança ampliar as possibilidades de inserção, e de participação nas diversas práticas sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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