Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPacheco, Simone de Souza-
dc.date.accessioned2018-10-08T14:29:37Z-
dc.date.available2018-08-15-
dc.date.available2018-10-08T14:29:37Z-
dc.date.issued2018-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11910-
dc.description.abstractThis study presents reflections aimed at investigating how play activities, combined with a professional preparation, can contribute to the development of the learning of students with ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder). It has as general objective: to know the importance of the playful as an ability for the pedagogical work in Early Childhood Education, with children from 4 to 5 years who present the symptoms of ADHD; And as specific objectives: to carry out a bibliographic research on the concept, history and conditions of TDAH; reflect on the position of some teachers regarding the influence of the playful in the development of children with ADHD; as well as to analyze if the practice of playfulness can be a learning ability and for the development of children with ADHD in Early Childhood Education. For this, discussions based on authors such as Barkley (2008), Silva (2009), Smith and Strick (2001) and in RCNEI are presented. The study presents a qualitative approach, based on a bibliographical and field research that focuses on the practice developed in a municipal school network in the city of Mari-PB, in a Pre-I class. Through the reflections developed, we conclude that through the playful we can change the way of educating and teaching the child, including those with TDAH. And that it is up to the teacher to be the bearer of this innovative, playful practice of educating helping his students with diverse and appropriate practices to the class contributing effectively with the process of teaching learning. The research showed that one of the great difficulties faced is the lack of training of teachers to work with the diversities that exist in this school. Therefore, it is stated that teachers need adequate training that contemplates inclusion in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-08T14:29:37Z No. of bitstreams: 1 SSP15082018.pdf: 632150 bytes, checksum: 2eb25de6a4922658305abc100917fe20 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-08T14:29:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SSP15082018.pdf: 632150 bytes, checksum: 2eb25de6a4922658305abc100917fe20 (MD5) Previous issue date: 2018-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDéficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleContribuições da ludicidade para a aprendizagem de alunos com TDAH: um estudo realizado numa escola pública do município de Mari/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Gracileide Alves da-
dc.description.resumoEsse estudo é apresenta reflexões buscou investigar como as atividades lúdicas, aliadas a uma preparação profissional, podem contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens de alunos com TDAH (Déficit de Atenção e Hiperatividade). Tem como objetivo geral: conhecer a importância do lúdico como habilidade para o trabalho pedagógico na Educação Infantil, com crianças de 4 a 5 anos que apresentam os sintomas de TDAH; E como objetivos específicos: realizarmos uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito, o histórico e as condições do TDAH; refletir sobre a posição de algumas professoras a respeito da influência do lúdico no desenvolvimento de crianças com TDAH; bem como analisarmos se a pratica do lúdico pode ser uma habilidade de aprendizagem e para o desenvolvimento das crianças com o TDAH na Educação Infantil. Para isso, são apresentadas discussões embasadas em autores como: Barkley (2008), Silva (2009), Smith e Strick (2001) e no RCNEI. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, sendo baseado em uma pesquisa bibliográfica e de campo que coloca em foco a prática desenvolvida em uma escola de rede municipal de ensino da cidade de Mari-PB, em uma turma de Educação Infantil (Pré-I). Mediante as reflexões desenvolvidas, concluímos que através do lúdico podemos mudar a forma de educar e de ensinar a criança, inclusive as portadoras de TDAH. E que cabe ao professor ser portador dessa prática inovadora, lúdica, de educar ajudando seus alunos com práticas diversas e adequadas à turma contribuindo eficazmente com o processo de ensino aprendizagem. A pesquisa evidenciou que, uma das grandes dificuldades enfrentadas é a falta de formação dos docentes para trabalhar com as diversidades que existem nessa escola. Por isso, se afirma que os professores precisam de uma formação adequada que comtemple a inclusão em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSP15082018.pdf617,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.