Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Caio Antônio de Medeiros Nóbrega Nunes-
dc.date.accessioned2018-10-08T17:00:20Z-
dc.date.available2018-10-08-
dc.date.available2018-10-08T17:00:20Z-
dc.date.issued2017-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11912-
dc.description.abstractThis dissertation proposes an analysis of metafiction in Ian McEwan’s novel Sweet Tooth, published in 2012. For that purpose, we will examine the movements this literary text makes towards literature itself – towards its production and reception conditions –, which characterizes a continuous process of reflecting upon fiction-making. Our theoretical framework encompasses studies published in the field of metafiction, be it in relation to its general principles or specific metafictional strategies activated in our analysis. Indeed, several metafictional mechanisms problematize fiction-making in McEwan’s novel, such as the parody of spy and detection narratives, the use of mise en abyme, and the metamedial representation of literature, that endow the narrative with a complex structure which will highly influence the reception process. Accordingly, our analysis focuses on how Sweet Tooth has its meanings constructed regarding the aesthetic phenomenon of metafiction. Our analysis is supported by critical and theoretical principles drawn especially from Bernardo (2010), Hutcheon (1980), Waugh (1984), in relation to the aesthetic phenomenon of metafiction, and from Hutcheon (1989) and Korkut (2005), regarding parody.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-10-08T17:00:20Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1503026 bytes, checksum: a083d9072910282b3398a680754fb805 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-08T17:00:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1503026 bytes, checksum: a083d9072910282b3398a680754fb805 (MD5) Previous issue date: 2017-06-23en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMetaficçãopt_BR
dc.subjectParódiapt_BR
dc.subjectLiteratura inglesa contemporâneapt_BR
dc.subjectIan McEwanpt_BR
dc.subjectMetafictionpt_BR
dc.subjectParodypt_BR
dc.subjectContemporary english literaturept_BR
dc.subjectIan McEwanpt_BR
dc.titleEntre leitores (e) espiões: um estudo da metaficção no romance Sweet Tooth, de Ian McEWANpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Genilda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2336287299613364pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2808953833629703pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe uma análise da metaficção no romance Sweet Tooth, escrito por Ian McEwan e publicado em 2012. Para tanto, examinaremos os movimentos que o texto literário faz em direção à própria literatura – a suas condições de produção e recepção –, que caracteriza um processo contínuo de reflexão sobre o fazer ficcional. Nosso aporte teórico é composto por estudos publicados na área da metaficção, seja em relação a seus princípios gerais, seja em relação a cada uma das estratégias criativas aqui analisadas. De fato, diversos procedimentos metaficcionais problematizam o fazer literário no romance de McEwan, a exemplo da paródia das narrativas de espionagem e de detecção, do recurso mise en abyme e da representação metamidiática da literatura, que dotam a narrativa de uma estrutura complexa, que irá influenciar diretamente o processo de recepção. Assim, nossa análise pretende identificar como Sweet Tooth tem seus significados construídos a partir do fenômeno estético da metaficção. Nosso referencial teórico-metodológico é composto especialmente pelas discussões de Bernardo (2010), Hutcheon (1980) e Waugh (1984), no que concerne o fenômeno estético metaficcional, e por Hutcheon (1989) e Korkut (2005), em relação à estratégia criativa da paródia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.