Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jadson Santos da-
dc.date.accessioned2018-10-08T18:21:43Z-
dc.date.available2018-06-18-
dc.date.available2018-10-08T18:21:43Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11922-
dc.description.abstractThis paper aims to verify the relevance of the management of the personal financial resources of the teachers and administrative technicians at the Center of Social and Applied Sciences of the I campus of the Federal University of Paraíba, in relation to Planning and Financial Education. To do so, this study used a descriptive survey, survey or survey, with a quantitative approach allied to the use of electronic spreadsheets to tabulate the results obtained in the present research and thus obtains a better understanding about the subject with the individuals who participated Sample. The CCSA campus I is formed by 304 servers, composing the research universe, which sampled 79 respondents for the analysis of the data surveyed. According to the results obtained, it was found that 65% of the respondents demonstrated to know ways of controlling their expenses. One can conjecture, although the fact that these interviewees have knowledge about finances is justified by their level of schooling, since the sample is formed by individuals who have incomplete upper level up to the PhD. Finally, it is concluded that financial education combined with financial planning becomes an efficient and effective tool in controlling spending in the family budget.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-10-08T18:21:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JSS08102018.pdf: 1234717 bytes, checksum: 81748701909eabed3949a4fedda0dc12 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-08T18:21:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JSS08102018.pdf: 1234717 bytes, checksum: 81748701909eabed3949a4fedda0dc12 (MD5) Previous issue date: 2018-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectPlanejamento financeiropt_BR
dc.titleEducação e planejamento financeiro: um estudo com servidores de uma IES públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Ana Karla de Lucena Justino-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo verificar a relevância do gerenciamento dos recursos financeiros pessoais dos docentes e técnicos administrativos lotados no Centro de Ciências Sociais e Aplicados do campus I da Universidade Federal da Paraíba, em relação ao Planejamento e Educação Financeira. Para tanto, este estudo utilizou-se de uma pesquisa descritiva, de levantamento ou survey, com uma abordagem quantitativa aliada ao uso de planilhas eletrônicas para tabular os resultados obtidos na presente pesquisa e assim obter uma melhor compreensão acerca do tema com os indivíduos que participaram da amostra. O CCSA campus I é formado por 304 servidores, compondo o universo da pesquisa, que obteve como amostra 79 entrevistados para a análise dos dados pesquisados. De acordo com os resultados alcançados verificou-se que 65% dos respondentes demonstraram conhecer formas de controlar os seus gastos. Pode-se conjecturar, ainda que o fato destes entrevistados possuírem conhecimento sobre finanças justifica-se pelo seu nível de escolaridade, uma vez que, a amostra é formada por indivíduos que possuem desde nível superior incompleto até o Doutorado. Por fim, conclui-se que a educação financeira aliada ao planejamento financeiro torna-se uma ferramenta eficiente e eficaz no controle dos gastos no orçamento familiar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFinanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSS08102018.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons