Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11924
metadata.dc.type: TCC
Title: Analistas buy side e os fatores associados a sua participação em teleconferências de resultados
metadata.dc.creator: Patrício, Hildário de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Girão, Luiz Felipe de Araújo Pontes
metadata.dc.description.resumo: Através do estudo e identificação dos analistas buy side como profissionais do mercado financeiro, que possuem a responsabilidade de fornecer relatórios e consultorias exclusivas para investidores institucionais, traçamos como objetivo desta pesquisa a evidencia dos principais fatores relacionados à participação de analistas buy side em teleconferências de resultados. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram observadas as teleconferências de resultados das empresas que estão na B3 e que participam do índice IBRX100 mediante uma amostra de 70 ativos nas teleconferências do 1º, 2º e 3º trimestres do ano de 2017. Para testar a hipótese da influência dos analistas buy-side sobre o preço dos ativos, foi executada uma regressão logit com três níveis de variáveis dependentes. A previsão desta hipótese diz que os analistas buy side são mais propensos a participar de uma chamada de teleconferência quando o ambiente de informação da empresa é caracterizado pela baixa cobertura de analistas sell-side. A partir da compreensão do objetivo estuado, foi verificado que os analistas buy-side desenvolvem suas atividades conforme a necessidade de seu contratante e foram identificados que os principais fatores relacionados à participação de analistas buy-side em teleconferências de resultados são distribuídos e relacionados ao grau de participação dos analistas sell-side, ao valor de mercado, ao lucro liquido reportado trimestralmente bem como suas variações de valores, a quantidade de ações que a empresa possui, ao número de negociações presentes no mercado, e aos retornos das ações antes e depois das teleconferências de resultado.
Abstract: Através do estudo e identificação dos analistas buy side como profissionais do mercado financeiro, que possuem a responsabilidade de fornecer relatórios e consultorias exclusivas para investidores institucionais, traçamos como objetivo desta pesquisa a evidencia dos principais fatores relacionados à participação de analistas buy side em teleconferências de resultados. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram observadas as teleconferências de resultados das empresas que estão na B3 e que participam do índice IBRX100 mediante uma amostra de 70 ativos nas teleconferências do 1º, 2º e 3º trimestres do ano de 2017. Para testar a hipótese da influência dos analistas buy-side sobre o preço dos ativos, foi executada uma regressão logit com três níveis de variáveis dependentes. A previsão desta hipótese diz que os analistas buy side são mais propensos a participar de uma chamada de teleconferência quando o ambiente de informação da empresa é caracterizado pela baixa cobertura de analistas sell-side. A partir da compreensão do objetivo estuado, foi verificado que os analistas buy-side desenvolvem suas atividades conforme a necessidade de seu contratante e foram identificados que os principais fatores relacionados à participação de analistas buy-side em teleconferências de resultados são distribuídos e relacionados ao grau de participação dos analistas sell-side, ao valor de mercado, ao lucro liquido reportado trimestralmente bem como suas variações de valores, a quantidade de ações que a empresa possui, ao número de negociações presentes no mercado, e aos retornos das ações antes e depois das teleconferências de resultado.
Keywords: Mercado financeiro
Investimentos
Mercado de capitais
Analista buy side
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Finanças e Contabilidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11924
Issue Date: 18-Jun-2018
Appears in Collections:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HCP08102018.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons